Português, perguntado por souzaxavieranapaula1, 2 meses atrás

Atividade - 9º ano / 2° Trimestre A força do professor Um guerreiro sem espada sem faca, foice ou facão armado só de amor segurando um giz na mão. O livro é seu escudo que lhe protege de tudo que possa lhe causar dor Por isso eu tenho dito: Tenho fé e acredito na força do professor Ah... se um dia governantes prestassem mais atenção nos verdadeiros heróis que constroem a nação Ah... se fizessem justiça sem corpo mole ou preguiça lhe dando o real valor eu daria um grande grito: Tenho fé e acredito na força do professor Porém não sinta vergonha não se sinta derrotado Se o nosso país vai mal, você não é o culpado Nas potências mundiais são sempre heróis nacionais e por aqui sem valor, mesmo triste e muito aflito Tenho fé e acredito na força do professor Um arquiteto de sonhos Engenheiro do futuro Um motorista da vida dirigindo no escuro Um plantador de esperança plantando em cada criança um adulto sonhador e esse cordel foi escrito porque ainda acredito na força do professor. (Bráulio Bessa)

1. Ao ler o cordel de Bráulio Bessa, "A força do professor" escreva como é vista a figura do professor, sobre o olhar crítico do cordelista.

2. Além do tema central do texto, que é valorizar o professor, que outros assuntos podem ser identificados no texto? Escolha um deles e exponha seu ponto de vista sobre este.

preciso urgente das respostas pfvv

Soluções para a tarefa

Respondido por ProfessorELEILÇON
2

Resposta:

1 - O olhar crítico do cordelista detecta o que já é de conhecimento geral: no nosso país o Professor (grafo com maiúscula em respeito à minha profissão), em particular, e a Educação (repito aqui meu respeito) como um todo, não têm o reconhecimento merecido, em particular pelas autoridades educacionais, muito em especial no que se refere à remuneração daqueles que são os alicérceres de qualquer Sociedade.

2 - Um outro assunto detectado no cordel a ser destacado, tem muito a ver com o já dito acima, ou seja, o diferencial de tratamento desse elemento - Professor - que está no pico da pirâmide educacional em qualquer país do mundo dito civilizado, quando comparamos com algumas economias mundiais.

Um bom exemplo veio da Alemanha, no ano de 2018, quando um grupo de Magistrados da Corte Suprema Alemã foi ao gabinete da então Primeira Ministra Angela Merckel reivindicar que seus vencimentos fossem superiores aos dos Professores daquele país, e a Ministra foi pragmática ao responder-lhes: "Como é que os Senhores podem querer ganhar salários superiores aos que são pagos àqueles que lhes ensinaram tudo o que sabem e o  que fazem?"

Ah, se o Brasil fosse, pelo menos, parecido com a Alemanha neste aspecto!

Explicação:

Ficou bom para você?


souzaxavieranapaula1: obrigadaaa
ProfessorELEILÇON: Por nada, Aninha. Talvez eu até mereça a coroa de melhor resposta, não?
Perguntas interessantes