Atividade 7
(406254) O Segundo Reinado é marcado pelo período de consolidação e conciliação da oligarquia (1840-70) e pela crise do Império (1870-1889).
Uma análise da atuação do Partido Conservador e do Partido Liberal no período da consolidação e conciliação da oligarquia na política interna do Império, indica que
a)D. Pedro II só conseguiu a conciliação da oligarquia, quando proibiu os membros do Partido Liberal de participarem da arena política.
b)houve uma rivalidade crescente entre o Partido Conservador e o Partido Liberal, que eram totalmente opostos em seus ideais.
c)os dois partidos atuaram juntos para conseguirem submeter o imperador D. Pedro II aos interesses da oligarquia.
d)os dois partidos representavam os interesses das elites brasileiras, defendendo a estrutura oligárquica, imperial e escravista.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D
Explicação:
Os partidos liberal e conservador eram constituídos pelas elites brasileiras, que por sua vez, defendiam a estrutura oligárquica e escravista.
Letra D: acerca da atuação do Partido Conservador e do Partido Liberal no período da consolidação e conciliação da chamada oligarquia entranhada na política imperial, tem-se dois partidos que representavam os interesses das elites brasileiras, defendendo a estrutura oligárquica, imperial e escravista, sobretudo a escravista e oligárquica.
Em verdade as elites brasileiras desde o período da Proclamação da Independência detinham grande poder sobre o imperador, de modo que D. Pedro I era um abolicionista, porém mal se sustentou no trono, não tendo força política alguma para confrontar tal oligarquia. Durante o Segundo Reinado, quando finalmente a família imperial aboliu a escravidão (1888), logo foram derrubados (1889), o que mostra quão escravistas e poderosas eram tais elites.