Atividade 5- (UFPE) Uma mistura é constituída de areia, óleo, açúcar e sal de cozinha. A melhor sequência experimental para separar essa mistura em seus constituintes puros é: 47 a) destilação do óleo, filtração da areia, dissolução do sal e do açúcar em água. b) dissolução do açúcar e do sal em água, filtração da areia, decantação do óleo, recristalização fracionada da fase aquosa. c) filtração, dissolução do açúcar e do sal em água, decantação do óleo e destilação da fase aquosa. d) destilação do óleo, dissolução do sal e do açúcar em água e separação da areia por filtração. e) filtração do óleo e simples catação dos componentes da fase sólida.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa “c”.
Explicação:
Essa técnica de decantação utilizando o funil de bromo é feita tendo como base a diferença de densidade entre dois líquidos imiscíveis, que é o caso da água e da gasolina. Funciona assim: Depois de uma forte agitação da mistura dentro desse funil, ela é deixada em repouso e, com o tempo, o líquido mais denso (a água) fica totalmente separado na parte inferior e o menos denso (a gasolina) fica na parte superior.
O funil de bromo possui uma espécie de torneira na parte de baixo que, ao ser aberta, escoa lentamente o líquido mais denso para um béquer ou erlenmeyer que está posicionado na abertura na parte de baixo. A torneira é aberta com o funil destampado e controla-se a abertura da torneira, fechando-a antes que o líquido menos denso também escoe. O líquido menos denso que ficou no funil deve, então, ser retirado pela parte superior para evitar contaminação.
Resposta:
Letra C
Explicação:
Estava certa no google classrom