Atividade 5
Leia o texto abaixo.
Escravo outra vez
O sargento-mor Rodrigo Rocha e Souza agia do mesmo modo que outros tantos ex-senhores que, ao longo do século XVIII, empregaram serviços de capitães-do-mato ou de oficiais de justiça para apreender e reescravizar libertos. Até poucos anos atrás, os historiadores conheciam apenas casos ocorridos no século XIX. Hoje, sabe-se que o fenômeno existiu também no período colonial. Nas Minas Gerais, importante centro escravista da América portuguesa, alforriados tornaram-se alvos de buscas e prisões marcadas por atos de violência, e muitos acabaram sendo vendidos a novos proprietários ou devolvidos à posse de antigos senhores.
De acordo com esse texto, os estudos em história da escravidão retratam uma
A) conquista pelos libertos, que se tornaram senhores de escravos.
B) forma fictícia de relatar a vida dos cativos, em diferentes contextos.
C) mudança sobre o que se conhecia acerca dessa prática histórica.
D) revisão sobre a visão dos estudos que relacionam essa prática a maus tratos.
E) transformação que possibilitou a melhoria das relações entre senhores e cativos.
Soluções para a tarefa
Os estudos da história da escravidão ocorrida no Brasil revelam que deve haver uma: “revisão sobre a visão dos estudos que relacionam essa prática a maus tratos. ” (alternativa d)
A escravidão no Brasil
A escravidão no Brasil ocorreu durante o período colonial em que as pessoas eram escravizadas e trazidas de diversas regiões da África para o Brasil.
No país desempenharam diversas funções como no cultivo da cana-de-açúcar, na extração de ouro nas minas, como trabalhadores domésticos e outras funções.
Muitos fatos que ocorreram nesse período como a reescravização de libertos ainda são fatos novos para a historiografia brasileira, como é citado pelo texto.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre as condições dos escravizados no período colonial em: https://brainly.com.br/tarefa/5853602
#SPJ1