ATIVIDADE 4
O ser humano, através de atividades rítmicas corporais, poderá aperfeicçor várias possibilidades de movimento que o corpo permite. Com o passar dos anos, as pessoas deixam de executar ou executam com bem menos frequência várias ações básicas, como agachar, rolar, rastejar, entre outras. Quanto maior for o trabalho corporal dentro dessas ações nas fases iniciais do desenvolvimento humano, por exemplo, a fase infantil, maiores serão as informações registradas pelo praticante, aumentando seu acervo motor, ou seja, o conjunto de habilidades motoras. Em nossa atual situação, podemos dizer que as pessoas, entre elas várias crianças, são verdadeiros “analfabetos motores”.
Diante do esposto responda as seguintes questões:
1. Para alguém que sempre possuiu um grande acervo de movimentos – conquistados com muita prática, como seria o processo para adquiri maior domínio sobre movimentos específicos e mais complexos de um esporte? Seria mais difícil ou mais fácil? Justifique.
2. O texto cita que : “Em nossa atual situação, podemos dizer que as pessoas, entre elas várias crianças, são verdadeiros “analfabetos motores”. Qual seu entendimentos a respeito da expressão analfabetos motores? E a que situação ele se refere? Existe alguma relação de uma coisa com a outra? Faça sua análise e explique.
3. O professor de educação física através de atividades pedagógicas consegue melhorar e aperfeiçoar o ritmo do seu aluno. Quando isso é bem explorado facilita a aprendizagem motora e também como consequência estimula a pratica do indivíduo, porém não influenciando na qualidade do movimento. Auxilia a incorporação técnica de movimentos. Por fim o trabalho rítmico incentiva a fadiga e o aumento do trabalho, retardando a economia do trabalho físico e mental. Discorra de acordo com o texto acima o que está errado quanto aos benefícios adquiridos através do trabalho ritmico
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em Educação Física, o ritmo constitui a integração funcional e a
coordenação motora entre todas as forças que estruturam o movimento.
Em qualquer prática de ginástica, o ritmo será fundamental.
Quando ocorre o trabalho rítmico na criança, há uma visível evolução nos aspectos psicomotores,
por exemplo, ações do andar, correr, falar, brincar e da forma pela qual ela se relaciona com as pessoas
e também com o meio ambiente.
O ritmo está associado não apenas à música propriamente dita, mas
também ao desenvolvimento de esquemas corporais e temporais, que são
importantes para o desenvolvimento do andar, do dançar, e também da fala,
da leitura e da compreensão de processos como a duração (o rápido e o
lento) e sucessão (o antes, o depois e o simultâneo) (LOPEZ, 1998, p. 16).
Através dos sentidos, também será possível que você perceba a presença do ritmo.
\u2022 Audição: os sons produzidos de vários ambientes e situações, por exemplo, na fala, na música, no
barulho das ondas etc.
\u2022 Sentido cinestésico: verificamos o ritmo ao respirar, andar \u2013 a pé ou de bicicleta \u2013, dançar, correr,
saltar etc.