Português, perguntado por MariaRibeiro7497, 11 meses atrás

ATIVIDADE 3 - (UFG-GO) A frase abaixo foi extraída de um anúncio que vende produtos para pele:

Hoje você é uma uva. Mas cuidado, uva passa.          (Cláudia, ago.1996)

a) Comente a superposição de funções gramaticais que recai sobre a palavra passa.

b) Explique os efeitos persuasivos provocados por essa superposição.

c) Discorra sobre a função da linguagem que predomina na frase.

Soluções para a tarefa

Respondido por Hudsonot
125

Resposta:

a - 1º usa a "uva "como um adjetivo, ao se referir que a pessoa está linda "lisa"2º refere-se a uma de uva seca enrugada ,"a uva passa" também um adjetivo pejorativo e a 3ª funcao de verbo, denotando a ação de passar, ficar para trás , envelhecer .

b -os efeitos persuasivos estão n a ideia de cuidar da pele, com o produto do anúncio para que com o passar do tempo ,vindo oenvelhecimento,não fiquemos como uma uva-passa, enrugada .

c-) Como é um anúncio publicitário, temos na frase a função apelativa ou conotativa da linguagem , para persuadir nós ,mulheres consumidoras ,a comprar o produto do anúncio


jeanbreno1ov75eq: tu é gay mano?
rosemarymaiseu1: valeu obrigado
loading244: mano
paulo0680: valeu pai
Respondido por catherinepnhr
8

Na frase "Hoje você é uma uva. Mas cuidado, uva passa." extraída de um anúncio publicitário o jogo com a palavra "passa" é o de que ela serve como adjetivo e como verbo.

  • Adjetivo no sentido de passada (como uma uva passa, enrugada);
  • Verbo no sentido de passar (como o passar do tempo, o envelhecimento);

O efeito dessa superposição é o de comparar a mulher com uma uva - num primeiro momento por sua beleza, a pele lisa, jovem e depois, na vida adulta, com a pele passada, enrugada pelos efeitos do tempo - e através dessa comparação, convencer a mulher de que o produto anunciado será benéfico para a pele e prevenirá o surgimento das marcas para que a pele não fique enrugada como uma uva passa.

A linguagem que predomina na frase é a linguagem apelativa, a sua função é persuadir, convencer alguém. Assim como no exemplo citado, a função apelativa está muito presente nos textos de campanhas publicitárias, pois são textos que devem vender um produto, marca ou ideia. Logo, através das palavras você deve, no mínimo, provocar uma reflexão no leitor para que ele passe a pensar no produto, marca ou ideia e considerar se tornar um cliente/consumidor.

Espero ter ajudado!

Leia mais sobre as funções da linguagem aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/20622358

Anexos:
Perguntas interessantes