Atividade 26
A imagem abaixo mostra uma espécie de fungo.
Ecologicamente, esses fungos participam da
(a) assimilação de carbono da atmosfera.
(b) conversão de energia luminosa em energia química.
(c) decomposição da matéria orgânica do solo.
(d) fixação de nitrogênio em plantas leguminosas.
(e) produção de oxigênio para a fauna marinha.
Soluções para a tarefa
(c) decomposição da matéria orgânica do solo.
Os fungos são seres vivos eucariontes, que podem ser uni e pluricelulares. Algumas espécies de fungos podem ser danosas e até fatais para a espécie humana, enquanto outras são medicinais e terapêuticas ou servem até mesmo como alimento. Eles têm grande importância ecológica por realizarem a decomposição de matéria orgânica presente no solo, levando à liberação de nutrientes ao meio.
Com relação à reprodução, os fungos podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada, sendo que na sexuada há fusão de núcleos gerando esporos denominados zigósporos, ascóporos e basidiósporos, enquanto na assexuada os esporos se chamam zoósporos, aplanósporos e conidiósporos.
De acordo com a divisão de seu corpo, os fungos podem ser classificados em hifas cenocíticas (não septadas) ou hifas septadas (mono ou multinucleadas).
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/28873174
No meio ecológico, os fungos apresentam a função de decompor a matéria orgânica do solo, representando os seres decompositores de todas as relações ecológicas no meio ambiente, permitindo que a energia seja reciclada (Alternativa C).
Os fungos representam organismos extremamente importantes dentro das relações ecológicas.
São capazes de promover a renovação da energia, por meio da decomposição da matéria orgânica morta, a qual será transformada em matéria orgânica, atuando como matéria-prima para que os organismos vegetais possam reciclar a energia.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/35368854