ATIVIDADE 2- Quais são as camadas do Sol? Explique cada uma.
Soluções para a tarefa
Resposta:
OII
Explicação:
Fotosfera, a camada mais interna do sol
A fotosfera é a camada mais interna do Sol e é responsável por quase toda a luz visível que o Sol emite no espaço. No lado interno, faz fronteira com a região convectiva do Sol e, no lado externo, a cromosfera.
Observada no telescópio, a fotosfera não parece uniforme, mas parece consistir em pequenas células granulares chamadas grãos de arroz. Essas células aparecem separadas por regiões mais escuras, onde a temperatura é mais baixa.
Dimensões e temperatura na fotosfera
A largura da fotosfera é de aproximadamente 400 km e a temperatura diminui de um valor de 7.500 kelvin, nas regiões mais internas, para um valor de 4.700 kelvin, nas regiões mais externas. A pressão média da fotosfera é de apenas alguns centésimos da pressão atmosférica ao nível do mar, enquanto a densidade é de apenas um décimo de milionésimo da densidade da atmosfera da Terra ao nível do mar.
Cromosfera, camada média do sol
A cromosfera é a região intermediária da atmosfera solar.
Durante os eclipses do Sol, logo antes da fase de plenitude, ele aparece como um arco avermelhado muito fino, que circunda o disco eclipsado do Sol. Em condições normais, isto é, quando não há eclipse, não é possível observando a cromosfera para que a luz da fotosfera diminua seu brilho muito mais fraco.
Dimensões e temperatura da cromosfera
Supõe-se que a cromosfera tenha de 2.000 a 3.000 km de largura, mas sua extremidade superior é coberta por uma floresta de fontes de gás luminosas, chamadas espículas, dificultando a identificação das verdadeiras dimensões.
A densidade da cromosfera diminui das regiões mais interna para a mais externa, mas a temperatura aumenta ao mesmo tempo de 4.500 kelvin para 100.000 kelvin.
Corona, a camada mais externa do Sol
A coroa é a região mais externa de todas as camadas do sol.
Durante o total de eclipses, aparece como um halo esbranquiçado que circunda o disco eclipsado do Sol. Sua largura é de alguns milhões de quilômetros, mas a luminosidade total é apenas metade da luminosidade da lua cheia.
Analogamente à cromosfera, sua visão fora dos eclipses totais também não é possível, porque a poderosa luminosidade da fotosfera vizinha mascara a presença. A densidade do material na base da coroa é de 109 átomos / cm 2 , cujo valor é igual a 10 -10 vezes a densidade da atmosfera ao nível do mar.
A que temperatura está a coroa do Sol?
A temperatura da coroa geralmente varia em torno de um milhão de kelvins, mas em algumas de suas regiões pode ser muito maior.
A causa dessas temperaturas tem sido um mistério, mas agora acredita-se que sejam ondas de choque, causadas por certas correntes convectivas que ocorrem na fotosfera, a causa do aquecimento da coroa e provavelmente da cromosfera.
Para que serve uma mordida de coroa?
O coronagraph é usado para estudar essas duas regiões solares.
Analisar a luz solar com um espectrômetro produz um espectro de emissão contínua no qual inúmeras faixas escuras de emissão são sobrepostas, disse Fraunhofer. O componente contínuo do espectro se origina na fotosfera, e especialmente em suas regiões mais rasas.
Íons de hidrogênio na coroa
Na fotosfera, existe sempre um equilíbrio dinâmico entre a taxa de criação de íons negativos de hidrogênio e a taxa de destruição desses mesmos íons, de modo que sempre haja um íon negativo para cada milhão de átomos de hidrogênio.
A formação desses íons ocorre por meio da absorção de fótons que vêm do interior do Sol, enquanto sua destruição é acompanhada pela emissão de fótons em direção ao exterior do Sol, que constituem assim quase todo o componente visível do Sol.