ATIVIDADE 2. Observe abaixo as estruturas químicas de cinco hidrocarbonetos.
I – CH4
II – CH3-CH3
III – CH3-CH2-CH3
IV – CH3-CH2-CH2-CH3
V – CH3-CH2-CH2-CH2-CH3
Desses hidrocarbonetos, o que apresenta menor temperatura de ebulição está indicado pelo número
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.
Soluções para a tarefa
A alternativa V está correta, pois a molécula CH3-CH2-CH2-CH2-CH3 apresenta a menor temperatura de ebulição.
Temperatura de Ebulição
A temperatura de ebulição é a temperatura no qual uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso, sendo diferente para cada substância e meio.
Outra definição da temperatura de ebulição é a definição da IUPAC, que diz que a temperatura de ebulição é demarcada quando a pressão de vapor do líquido se iguala à pressão atmosférica no qual a substância está submetida.
A temperatura de ebulição também está relacionada com as forças intermoleculares que ocorrem entre as substâncias. Quanto maior a interação entre as moléculas, mais estável estará a substância. Nesse caso, maior energia é necessária para romper a interação intermolecular; ou seja, a temperatura será maior.
Em hidrocarbonetos, os carbonos da cadeia principal não são alinhados na horizontal, e podem conter rotação dentro da cadeira, dificultando a interação intermolecular.
Nos hidrocarbonetos, quanto mais longa for a cadeia, maior a desordem que possa ocorrer nas cadeias. Por tanto, menor será a interação intermolecular e, consequentemente, menor será a temperatura de ebulição.
Desse modo, para saber qual das substâncias apresenta a menor temperatura de ebulição é necessário avaliar qual das cadeias é a mais longa. No exercício, é a cadeia presente na afirmativa V (alternativa e).
Saiba mais sobre Temperatura de Ebulição em:
https://brainly.com.br/tarefa/18107599?referrer=searchResults
#SPJ1