ATIVIDADE 2- Leia atentamente as questões e responda de acordo com o texto
1) A que se deve o nome do movimento artistico: Renascimento?
2)O que é Inicion? E qual a sua importância para a arte do renascimento?
3)Cite três características da pintura renascentista.
4)O que é perspectiva?
5) Cite três pintores renascentistas e suas principais obras.
6)Como eram as esculturas do renascimento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Diferentemente da arte medieval, o renascimento artístico esteve inspirado na antiguidade clássica, ou seja, nas artes greco-romana, que haviam sido esquecidas durante séculos. Para os artistas do renascimento, o contexto associado ao período medieval impossibilitou a evolução da arte em diversos aspectos.
2. não há um marco, acontecimento ou data específica para o início desse período, sendo que aconteceu de forma natural e gradual.
3. As principais características da pintura renascentista são o naturalismo, a presença de inovações, muito contraste entre luz e sombra e abordar temas políticos, sociais, econômicos e artísticos.
4. técnica de representação tridimensional que possibilita a ilusão de espessura e profundidade das figuras.
5. Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida). - Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus). - Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc.
6. A escultura renascentista distingue-se da gótica essencialmente por deixar de ter a função de elemento ornamental, valendo por si mesma. Entende-se como um processo de recuperação da escultura da Antiguidade clássica. Os escultores encontraram nos vestígios artísticos e nas descobertas de sítios dessa época passada a inspiração perfeita para as suas obras. Voltou-se à representação do nu, as estátuas equestres foram retomadas, sendo exemplo de realismo. Também se inspiraram na natureza. Neste contexto se tem de levar em conta a exceção dos artistas flamengos ao norte da Europa, os quais, para além de superar o estilo figurativo do gótico, promoveram um Renascimento alheio ao italiano, sobretudo na pintura.