ATIVIDADE 2 – Explique os principais fatores que atrapalham o processo de migração interna brasileira
Soluções para a tarefa
Atualmente, o fator que mais atrapalha o processo de migração interna são as taxas de crescimento econômico e as ordem econômicas.
O deslocamento populacional espacial, em relação a um estado, região ou municípios, é chamado de migração interna brasileira.
Um dos fatores que mais causam a migração são os elementos de ordem econômica. Os espaços criados pela produção capitalista atraem indivíduos que se deslocam para melhoria nas condições de vida.
Durante muitos anos ocorreu uma migração inter-regionais, mas com o passar dos anos a migração ocorre mais frequentemente dentro de uma mesma região. O crescimento das grandes metrópoles não se apresenta de maneira tão significativa. A infraestrutura e os serviços públicos também não são mais atrativos.
Portanto, cidades do interior se apresentam como possibilidades mais oportunas quanto a qualidade de vida e ao crescimento econômico.
Espero ter ajudado.
Os fatores que pesam negativamente na migração interna brasileira podem ser associados à questões da ordem socioeconômica, como concentração de renda, desemprego e baixa escolaridade.
Até o final do século XX a migração interna brasileira era estimulada por um acelerado processo de industrialização que captava mão de obra barata. Atualmente a busca é por mão de obra qualificada e barata, o que limita as possibilidades para migrantes.
Além disso as altas taxas de desemprego e a concentração de renda vista nas cidades mais urbanizadas são fatores que contribuem para a redução das taxas de migração interna, que atualmente são notadas em maior frequência dentro de uma mesma região.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20790462