ATIVIDADE 2
Descreva os quatro estilos da pintura romana.
Soluções para a tarefa
Resposta: as pinturas romanas, em grande parte afrescos, têmperas e encáusticas, receberam influencias etruscas, itálicas e gregas. Em Pompeia encontram-se grandes exemplos preservados de pinturas, especialmente as agregadas aos ambientes arquitetônicos públicos e privados (ver Domus italica). As pinturas nos ambientes se dividem em quatro estilos principais, configurando padrões decorativos, sendo eles: primeiro estilo, segundo estilo, terceiro estilo e quarto estilo. Para o momento, não serão abordadas as pinturas romanas cristãs, pois as mesmas serão citadas em um momento mais oportuno. Vitruvio argumenta que os antigos instituíram os princípios de acabamento imitando primeiro as variedades e aplicações das placas de mármore e, depois, as varias possibilidades de distribuição de cornijas, molduras e bandas separadoras.
RespostaPrimeiro Estilo
O primeiro estilo de Pompeia é denominado de "incrustração" e teria originado de leigos do período helenístico até o século III a.C. em Alexandria. É caracterizado por paredes coloridas a imitar retalhos em mármore. Nesse estilo, retângulos são interligados por meio de estuque e há a imposição de um efeito tridimensional. Eram usados mármores caros, importados, com imensa variedade de cores para a decoração das paredes. Como nem todos tinham condições de pagar, habilidosos pintores imitavam certos mármores.
Segundo Estilo
O segundo estilo em Pompeia é classificado como "estilo arquitetônico" e começou ser usado em 80 a.C. permanecendo até o fim do século. Esse estilo é uma mistura do primeiro período, mas com blocos de mármore falso ao longo da base as paredes.
Diferente do primeiro estilo, que permanecia no nível da parede, o segundo estilo tenta enganar a visão e dá a impressão ao observador de estar olhando através de uma janela onde há pinturas ilusionistas.
Terceiro Estilo
Também chamado de "estilo enfeitado", o terceiro estilo de Pompeia surgiu no início do século 1 d.C. e foi popular até 50 d.C. Nesse estilo, as superfícies exibem planos monocromáticos e há riqueza de detalhes.
Quarto Estilo
O "estilo intricado", como foi batizado por Mau, foi muito usado do século I d.C. até a destruição de Pompeia. Esse é considerado uma união dos três estilos.
São usados blocos de mármore na base das paredes, assim como o primeiro etilo; cenas arquitetônicas naturalistas, como no segundo estilo; grandes superfícies planas com detalhas arquitetônicos no terceiro estilo.
Explicação: