Atividade 2 - De acordo com o campo semântico proposto pelo texto, qual inferência pode ser realizada a partir deste trecho:
[...]Logo no começo de julho, passou a contar nos dedos as semanas que faltavam para chegar o mês de outubro, pensando que o Marquês d'Andervilliers daria outro baile em Vaubyessard; mas todo o mês de setembro decorreu sem cartas nem visitas. Após o aborrecimento desta decepção, seu coração ficou de novo vazio, recomeçando a série dos dias monótonos. [...]
Atividade 3 – Leia novamente o texto “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo, e faça um paralelo entre este e o texto literário “Madame Bovary”, destacando os contextos de produção, comportamentos das personagens e os espaços narrativos.
Soluções para a tarefa
Atividade 2-
Resposta: É possível observar o descontentamento e a infelicidade de Emma diante da expectativa de participar de grandes bailes promovidos pelos expressivos abastados da alta sociedade.
Atividade 3 -
Resposta: Trata-se de dois textos literários. O primeiro, romance brasileiro, e o segundo, romance francês, produzidos em contextos diferentes, retratam realidades da sociedade burguesa, os enredos transcorrem no ambiente urbano e parte no campo. As personagens, D. Carolina e Emma, até certo ponto, podem ser consideradas românticas, tendo em vista que fantasiavam um mundo de amor, de perfeição, no entanto, se diferem quanto aos comportamentos: D. Carolina sonha e vive esse amor, por outro lado, Emma sonha com uma vida bem diferente da sua. Essa última, não conformada, começa a ter comportamentos e atitudes não condizentes com a época. Passa por um choque de realidade, a infelicidade se instaura, conduzindo-a para caminhos bem diferentes do ideal romântico.
Resposta:
1. b) é possível observar o descontentamento e a infelicidade de Emma diante da expectativa de participar de grandes bailes promovidos pelos expressivos abastados da alta sociedade.
2. c) Comparação
3. b) “Bem no íntimo, contudo, [Emma] esperava um acontecimento qualquer. Tal qual o marinheiro em perigo relanceava olhos desesperados pela solidão da sua vida, procurando, ao longe, alguma vela nas brumas do horizonte.”
Explicação:
fiz no cmsp e deu certo