ATIVIDADE 2 Analise o texto a seguir e responda à questão abaixo: Isto ocorreu particularmente na Itália e na Alemanha. Os capitalistas desses países tiverampela frente uma classe trabalhadora revolucionária, que lhes ameaçava o poder. Por isso, deram dinheiro aos camisas-negras de Mussolini e aos camisas-pardas de Hitler – em troca de favores futuros. O principal favor era o esmagamento do movimento organizado da classe trabalhadora.E os dois líderes cumpriram a promessa. O fascismo na Itália e o nazismo na Alemanha foram,portanto, movimentos contrarrevolucionários. A ordem estabelecida – poderio e privilégio capitalistas – estava segura. (HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem. 18. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982, p. 314).1 — Explique por que o movimento nazifascista é definido pelo autor do texto como um movimento contrarrevolucionário. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Porque o movimento nazifascista vai contra as ideologias das revoluções, ao invés da liberdade econômica e democracia, defendiam o controle econômico por parte do governo. Os opositores são presos e, em muito casos, executados. Esse movimento fez de tudo para tentar derrubar a revolução ou revertê-la, no todo ou em parte.
Explicação:
Resposta:
Porque os capitalistas da Itália e da Alemanha estavam ameaçados por uma classe trabalhadora revolucionária, e por esse motivo fizeram de tudo para deter a vitória desses revolucionários, Mussolini comprou o grupo paramilitar Camisas-negras e em troca pediu um futuro favor e Hitler fez o mesmo com a milícia paramilitar camisas-pardas, e como os principais favores eram para esmagarem a revolução da classe trabalhadora, o movimento nazifascista é definido pelo autor por um movimento contrarrevolucionário.