Geografia, perguntado por AnneDeGreenGables, 1 ano atrás

Atividade 15 - (PISM – UFJF/2009) Você já deve ter observado um inseto caminhando pela
superfície da água de uma lagoa. A propriedade da água que permite que a pata do inseto não
rompa a camada de água é:
a) adesão.
b) calor específico.
c) tensão superficial.
d) calor de vaporização.
e) capilaridade​

biologia

Soluções para a tarefa

Respondido por dzanchi5005
105

Por que o inseto anda sobre a água?

O que descreve o inseto conseguir andar por cima da água de uma lagoa é o resultado das ligações de átomos hidrogênio de polos negativos com outros de oxigênio de polos positivos.

É possível o inseto repousar sobre a água pois as moléculas de cima da água são diferentes das que estão dentro, pois as que estão dentro tem força de atração com as que estão em cima, em baixo e ao lado, es a que estão na superfície não tem nada acima delas, e isso causa uma contração das moléculas que resulta na Tensão Superficial.

Resposta

Alternativa C ( Tensão Superficial )

Anexos:
Respondido por caritasouza321
1

Resposta:

letra

c) tensão superficial

Explicação:

as ligações do tipo pontes de hidrogênio realizadas pelas moléculas da água as mantêm unidas umas às outras, fenômeno conhecido como coesão. Graças à coesão, a superfície de uma massa de água pode formar uma película relativamente resistente, o que chamamos de tensão superficial. É graças a essa propriedade que os insetos conseguem caminhar sobre a superfície da água, sem romper sua camada. Portanto, a alternativa correta é a letra C. As outras propriedades abordadas na questão não possuem relação com o fenômeno observado: a adesão diz respeito à capacidade que as moléculas polares da água têm de aderir a superfícies também polares. O calor específico diz respeito à capacidade que a água possui de absorver e perder grandes quantidades de calor sem esquentar nem esfriar muito. O calor de vaporização se refere à quantidade de calor necessária para provocar a vaporização da água e a capilaridade ao fenômeno que possibilita a subida de água através de tubos de pequeno diâmetro (como os vasos lenhosos das plantas).

Perguntas interessantes