Atividade 15
Leia o texto abaixo.
Bolo de chocolate
Qual a função de um bolo de chocolate?
Precisa ter função?
Sim. Nem que seja pra justificar a lambança.
O bolo de chocolate é sempre o item mais vendido de uma confeitaria, e não adianta brigar. Bolo é conforto, chocolate é alento [...].
Que ambrosia o quê.
Os gregos só falavam dela porque levavam [...] vidas deschocolatadas. [...]
Exagero meu, eu nem gosto tanto assim de chocolate. Gosto, claro, não seria temerária1 a ponto de desafiar os chocólatras. Tenho em casa, mas não consumo todos os dias e meus ovos de Páscoa duram até outubro, quando finalmente decido distribuí-los a almas sortudas. O chocolate mudou o mundo [...].
Bolo de chocolate tem que ser [...] com puro cacau, brilhante, úmido e despedacento. Nem precisa ser tão doce assim. Tem que fazer bagunça quando come, precisa melecar pratos, garfos, lábios e narizes, senão não tem a menor graça.
As melhores receitas levam café, acredita? Pode acreditar. As notas tostadas e a acidez ajudam a exaltar o cacau, a escurecer a massa, a levantar todos os aromas. Nem precisa reclamar que não gosta de doce com café (eu gosto), porque nem dá pra perceber.
Bolo de chocolate é um momento de escapismo [...]. Lavou as mãos? Precisa lavar. Sim, pode lamber o garfo. E o prato. [...]
Quer mais uma fatia? [...]
*Vocabulário:
1temerária: impulsiva, precipitada.
GAROFANI, Carolina. Bolo de chocolate. In: Medium. Disponível em: . Acesso em: 30 dez. 2020. Fragmento.(P070275I7_SUP)
Nesse texto, no trecho “... quando finalmente decido distribuí-los a almas sortudas.” (7º parágrafo), a linguagem utilizada é
científica.
coloquial.
padrão.
regional.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
não sei não sei não sei não sei não deu não sei não sei
hinatinhaff:
só quer ganhar pontos né safadenho
Respondido por
8
Resposta:
Regional.
Explicação:
Linguagem científica. Linguagem que busca a descrição do fenômeno descrito e/ou estudado.
A linguagem coloquial, informal, natural ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral.
Norma-padrão é a construção abstrata e idealizada de uma determinada língua, encontrada nas gramáticas tradicionais, com o objetivo de servir de referência a “projetos políticos de uniformização linguística".
Língua regional são derivações das línguas originais, com modificações em sua estrutura, neologismos, e sotaque diferente.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás