Atividade 15 (71509) Sal e açúcar são ingredientes que não podem faltar em receitas culinárias. O sal de cozinha é constituído, principalmente, por cloreto de sódio, NaCℓ, e o açúcar por sacarose, C12H22O11. A utilização dessas substâncias na cozinha está relacionada com suas propriedades físicas, especialmente, a solubilidade em água. Mas seu comportamento sob aquecimento é igualmente aproveitado: o cloreto de sódio, que tem temperatura de fusão igual a 801°C, não se funde na chama do fogão a gás, enquanto a sacarose, cuja temperatura de fusão é 189°C, decompõe-se a partir de 231°C, o que permite o preparo de deliciosas caldas e caramelos. A fusão da sacarose, que precede a caramelização, ocorre em temperatura muito inferior àquela do cloreto de sódio, porque a chama do fogão proporciona aquecimento de cerca de 300°C a força de atração entre as moléculas de sacarose é menor. o cloreto de sódio é usado na conservação de alimentos. o sabor do açúcar é completamente diferente do sabor do sal.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Essa diferença de temperatura de fusão se dá pela diferença de atração entre as moléculas de sacarose (Alternativa B).
O cloreto de sódio é um sal formado por uma ligação iônica entre o íon sódio e o íon cloro. Devido a essa característica, formam células cristalinas que geram um alto ponto de fusão devido as forças eletrostáticas entre sua moléculas.
Já a sacarose é formada por ligações covalentes e não forma uma célula cristalina, não havendo forças eletrostáticas fortes entre suas moléculas. Isso faz com que a mesma tenha um ponto de fusão menor, ou seja, é necessário menos energia para que ela passe do estado sólido para liquido.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes