Atividade 11
Uma região retangular plana de 400 cm de comprimento e 300 cm de largura será ladrilhada com lajotas de concreto de formatos quadrado e trapezoidal, seguindo um padrão de ladrilhamento. A figura abaixo apresenta as dimensões e os formatos dessas lajotas, o padrão de ladrilhamento e as dimensões da região retangular que será ladrilhada.

Para preencher as laterais dessa região, algumas lajotas quadradas serão divididas na metade, em sua diagonal. Essas lajotas que forem divididas terão suas duas metades utilizadas nesse ladrilhamento.
De acordo com esse padrão, qual é a quantidade total de lajotas, no mínimo, que serão utilizadas para ladrilhar essa região retangular?
100.
200.
300.
400.
600.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A quantidade total de lajotas que serão utilizadas para ladrilhar essa região retangular é 200.
Explicação passo-a-passo:
Analisando o padrão da figura, podemos ver que cada "bloco" é formado por duas lajotas trapezoidais e uma quadrada, a sequência desses blocos formam uma "linha".
Sabendo que a maior base da lajota trapezoidal mede 40 cm, temos que cabem 10 lajotas trapezoidais no comprimento. Entre duas lajotas trapezoidais, está uma lajota quadrada. Em cada linha, haverão 10 lajotas trapezoidais e 9 lajotas quadradas mais uma lajota quadrada que será dividida ao meio, portanto, 10 trapezoidais e 10 quadradas por "linha".
A diagonal da lajota quadrada mede 30 cm, logo, cabem 10 lajotas quadradas na largura.
Repetindo o padrão, cabem 100 lajotas trapezoidais e 100 lajotas quadradas na região, totalizando 200 lajotas.