Atividade 1 Tamanho populacional em cultura de bactérias O gráfico a seguir mostra a curva de crescimento populacional de bactérias mantidas em meio de cultura fechado, em laboratório. Para a obtenção desses dados, algumas células bacterianas, provenientes de outros meios de cultura, foram inoculadas em uma placa de Petri com meio adequado para crescerem e se reprodu- zirem. Essa cultura foi acompanhada por certo período de tempo, contabilizando-se o número de indivíduos a cada 30 minutos. Padrão típico de crescimento de uma cultura bacteriana em um sistema fechado 1000000- Fase estacionária 900000- 800000- 700000- 600000- 500000- 400000- 300000- 200000- 100000- Número de individuos Fase exponencial Fase de declinio Fase lag ● . 0++ 0 60 120 180 240 300 360 420 480 540 600 Tempo (minutos) Fonte: Acesso em: abr 2016 A Gráfico representando o padrão tipico de crescimento de uma cultura bacteriana em um sistema fechado ao longo do tempo.
A fase 1, chamada lag, ocorre quando as células são transferidas de um meio já existente para outro. Nessa fase acontece a adaptação das células ao novo meio de cultura, e elas aumentam de tamanho, mas não se dividem. Além disso, as células fazem uma intensa síntese de novas proteínas (inclusive enzimas), que serão fundamen- tais para a fase seguinte. A fase 2 (exponencial) caracteriza-se por uma intensa divisão celular; o crescimento populacional é exponencial e, portanto, o número de células aumenta rapidamente. Como o meio de cultura em questão era um ambiente fechado, ou seja, sem renovação, levante hipóteses para explicar por que a população de bactérias apresentou as fases 3 (estacionária) e 4 (de declínio).
Soluções para a tarefa
A quantidade de bactérias que nascem se igualou as que morrem e os nutrientes passaram a se esgotar, levando a morte de grande parte desses microrganismos.
Vamos entender melhor.
Reprodução bacteriana
As bactérias são células procariontes que não realizam mitose. Dessa forma, a maioria desses seres se reproduzem por divisão binária da seguinte forma:
- O DNA circular é duplicado
- A célula bacteriana aumenta seu comprimento e a membrana plasmática puxa os cromossomos para lados opostos.
- A célula se divide
Assim, a reprodução bacteriana ocorre de forma exponencial, sendo dividida em quatro fases.
Fase lag
A bactéria é colocada no meio de cultura e começa a consumir os nutrientes, preparando-se para a divisão celular.
Fase log
A bactéria passa a se reproduzir por divisão binária rapidamente.
Fase estacionária
A quantidade de bactérias que nascem se iguala a quantidade que morre pois os nutrientes provenientes do meio de cultura estão acabando. O meio também passa a acumular as excretas das bactérias.
Fase de declínio
A quantidade de bactérias que morre supera a quantidade que nasce.
Aprenda mais sobre Reprodução Bacteriana em: brainly.com.br/tarefa/4562089
#SPJ1