ATIVIDADE 1- Responda
1. Ao ler o texto, percebemos que a atitude dos jovens falcões colocava em risco as suas vidas. Que
ensinamentos podemos tirar desse texto?
2. Lidarcomaliberdadeexigeresponsabilidade.Tomardecisõesnãoéfácil.Hásituaçõesdavidaque nos convidam a seguir um caminho perigoso, que aparentemente seria melhor. O que você pensa sobre isso?
3. Na sua opinião, quais as principais causas que fazem surgir situações de violência, dor e morte? Comente.
Soluções para a tarefa
O texto nos mostra como nossas decisões marcam o presente, porque o dia de amanhã não é de nosso conhecimento. Neste aspecto, a dificuldade de compreender as situações ao nosso redor podem prejudicar as decisões.
As principais causas que geram essas situações de violência ou de morte estão na desigualdade social e econômica.
A desigualdade social e econômica é um dos grandes problemas enfrentados pela comunidade global que tem o capitalismo como seu principal ponto.
Ela se dá a partir do crescimento da camada financeira mais rica, que detém a maior parte do capital, e, se sobrepõe em relação a parcela mais pobre, que geralmente ocupa os cargos básicos do mercado de trabalho.
Alguns dos pesquisadores que estudam a desigualdade social brasileira afirmam que essa questão dialoga com problemáticas complexas, como:
- Aumento das desigualdades;
- Diferenças entre as parcelas financeiramente ricas, das segregadas.
1. O livro "Falcão: meninos do tráfico", de Celso Athayde e MV Bill, relata como é a vida dos jovens na vida do tráfico. Percebe-se o quanto a desigualdade social é nítida. Enquanto uns têm muito, outros não têm nem o básico.
A falta de oportunidade dos moradores de favelas também é um ponto importante a se citar, pois o racismo e o preconceito social impedem que tais pessoas consigam trabalho que não seja o tráfico de drogas ilícitas.
2. Acredito que o caminho correto, às vezes, não é uma opção de escolha para certas pessoas. Há situações onde só há trajetos errados para serem seguidos. Assim, em uma sociedade onde há injustiças e desrespeito com o próximo, o mal deve ser erradicado na sua essência.
3. As principais causas de dores, mortes e violência é o alto índice de injustiças no mundo. Se todos tivessem o básico, como: trabalho, educação, saúde e segurança e bens patrimoniais mínimos, atos nefastos seriam erradicados e não mais cometidos. Assim, é necessário que órgãos públicos interfiram sobre essas questões sociais.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/21273375