atividade:
1) Qual é a disputa entre Peru e Chile? Explique com suas palavras.
2) Quais os benefícios para a Bolivia, de ter acesso ao mar? Qual seria uma solução para este problema?
3) Qual é o motivo da disputa entre Costa Rica e Nicarágua?
Soluções para a tarefa
Resposta: 1) Peru e Chile iniciam disputa por 300 m de praia. A Corte Internacional de Justiça de Haia, na Holanda, encerrou no final de janeiro a disputa marítima entre Chile e Peru que se arrastava havia mais de cem anos. ... O presidente peruano, Ollanta Humala, respondeu quatro dias depois, em um discurso no Congresso
2)Mediterraneidade da Bolívia é uma expressão que faz referência ao fato de que esta nação se encontra "rodeada por terra", isto é, que não tem uma saída soberana ao mar territorial. Dessa forma, alude especificamente à situação como Estado sem litoral, resultando numa reivindicação de acesso ao oceano Pacífico por parte do Estado Plurinacional de Bolívia à República de Chile, entendido como um assunto de índole diplomático e fronteiriço, que envolve também à República do Peru, por razões históricas e jurídicas.
3)O conflito fronteiriço entre Costa Rica e Nicarágua de 2010-2013 é uma disputa que começou em outubro de 2010 em Isla Portillos (atualmente em disputa, apesar da soberania ser da Costa Rica), chamada pelos nicaraguenses, Harbour Head. Esta é uma ilha fluvial de aproximadamente 3 Km2, localizada imediatamente ao norte da também costarriquenha Isla Calero, em uma faixa de terra conhecida como "Finca Aragón".
O conflito é parte de uma longa história de disputas entre os dois países sobre a demarcação da fronteira e focou-se em temas que vão desde acusações de invasão militar até danos ambientais a uma área de preservação ambiental, por parte da Costa Rica, até declarações, por parte das autoridades nicaraguenses, de que a Costa Rica tem a intenção de se expandir até o rio San Juan, ou que tudo é parte de uma conspiração internacional orquestrada pela Costa Rica e outros países latino-americanos para beneficiar o tráfico de drogas, algo que a "Nicarágua tenta impedir". Há um setor, entretanto, que vê a disputa simplesmente como uma "cortina de fumaça" política incentivada pelos governos de ambos os países para dissimular crises internas enfrentadas por seus governantes e ganhar popularidade na opinião pública.
Explicação: