História, perguntado por rebecahamada, 8 meses atrás

Atividade

1)Para tornar o Brasil uma nação independente de Portugal, era necessário criar instituições que legitimassem a nação. Que instituições seriam essas?



2)Explique a situação das crianças durante o Primeiro Reinado na época em que D. Pedro assumiu como regente.



Pfv gente to surtando!

Soluções para a tarefa

Respondido por thaisaparecida77883
2

Resposta:

Independência do Brasil foi declarada em 7 de setembro de 1822, quando aconteceu o Grito do Ipiranga. O Brasil transformou-se em uma monarquia governada por d. Pedro I.

A independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de setembro de 1822. Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d. Pedro I como imperador.

O Primeiro Reinado é um período que se estendeu de 1822 e 1831, sendo a fase em que d. Pedro I foi imperador do Brasil. Esse momento de nossa história iniciou-se com a declaração de independência, em 7 de setembro de 1822. A fase de consolidação do Brasil como nação independente durou até 1825, quando Portugal reconheceu a autonomia do nosso território.

A primeira Constituição do Brasil foi outorgada em 1824, em um processo que gerou muito atrito entre imperador e parlamentares. O Primeiro Reinado ainda sofreu com os impactos da Guerra da Cisplatina, conflito que resultou na independência do Uruguai, e da Conferência do Equador. Desgastado, d. Pedro I abdicou do trono em 1831.

O Primeiro Reinado é, antes de tudo, o resultado da independência do Brasil, em 1822. É bastante conhecido que emancipação brasileira deu-se quando d. Pedro I deu o grito de independência às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. A consolidação da independência ainda se arrastou por alguns anos, conforme veremos.

De toda forma, esse processo é resultado das transformações que aconteciam na Europa, do enfraquecimento de Portugal e das tentativas de recolonização do Brasil realizadas pela elite portuguesa durante a Revolução Liberal do Porto. Para entendermos esse processo, mesmo que brevemente, temos de retornar a 1808.

Esse ano ficou marcado pela chegada da Coroa portuguesa ao Brasil para fugir das tropas francesas que invadiram Portugal no final de 1807. A transferência da Corte para o Rio de Janeiro trouxe mudanças significativas para o Brasil, tanto do ponto de vista econômico quanto do político.

O Brasil passou a gozar de uma maior liberdade econômica por causa da abertura dos portos anunciada em 1808, a ter um cenário científico e cultural mais próspero, e, desde 1815, por ordem de d. João (tornou-se d. João VI só em 1816), tornou-se parte integrante do reino. Isso significou que o Brasil deixava a posição de colônia.

As relações entre Brasil e Portugal mudaram drasticamente com o início da Revolução Liberal do Porto. Essa revolução da burguesia portuguesa tinha como grande objetivo reorganizar Portugal em uma monarquia constitucional. As duas grandes demandas dos portugueses eram o retorno de d. João VI para Portugal e a reversão de medidas em benefício do Brasil durante o Período Joanino.

Isso foi interpretado como uma tentativa dos portugueses de recolonizar o Brasil. As relações entre os representantes portugueses e as elites brasileiras tornaram-se ruins ao ponto de d. Pedro, filho de d. João VI, ter sido alçado à condição de líder do processo de independência.

D. Pedro sofreu pressão para que também retornasse a Portugal, assim como seu pai, mas, apoiado pelas elites brasileiras, decidiu ficar em janeiro de 1822. A partir daí, o desgaste foi acelerado e as decisões tomadas por d. Pedro ou pelas Cortes em Portugal só ampliaram o fosso entre brasileiros e portugueses.

Em setembro, a situação ficou insustentável, e d. Pedro declarou a independência, sendo coroado imperador em dezembro daquele ano. Para saber mais sobre esse processo tão importante para a história brasileira

Respondido por soledademaria204
0

Resposta:

Para tornar o Brasil uma nação independente de Portugal, era necessário criar instituições que legitimassem a nação. Que instituições seriam essas?

Perguntas interessantes