ATIVIDADE
1. O que são placas Tectônicas? E qual seu impacto na superfície terrestre? 2.
Por que no Brasil não existem terremotos?
3. O que são terremotos? E maremotos?E quais suas consequências?
4. Diferencie limite divergente de limite convergente.
5. O que é o limite transformante?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Placa tectônica é uma porção da litosfera limitada por zonas de convergência, zonas de subducção e zonas conservativas.
2) o Brasil não está totalmente livre da ocorrência de terremotos, porém, esses tremores ocorrem sem que haja grande destruição de construções e infraestrutura, pois o território brasileiro encontra-se distante da zona de instabilidade tectônica, ou seja, longe das zonas de convergência entre placas.
3a) terremoto quando de grande magnitude, é o resultado de uma súbita liberação de energia na crosta do planeta Terra, geralmente por conta do choque entre placas tectônicas, o que cria ondas sísmicas.
b) é uma série de ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago.
c) Terremotos: Terremotos que apresentam escala inferior a 3,5 graus têm possibilidade de ser registrado, no entanto, é muito difícil de ser percebido.
Maremotos: Essas ondas podem propagar-se no sentido do litoral, causando grandes destruições.
4) Limites divergentes: são aqueles em que ambas placas estão indo em direções opostas; limites convergentes: ambas placas estão indo na direção uma da outra, formando montanhas, pois a placa mais densa afunda no magma e a menos densa sobe.
5) é um tipo de limite entre placas tectónicas, em que estas deslizam e roçam uma pela outra, ao longo de uma falha transformante, não havendo geralmente nem destruição nem criação de crosta.
1. Placas Tectônicas são grandes blocos rochosos semirrígidos que compõem a crosta terrestre. O impacto das placas podem causar uma série de efeitos que resultam na formação de superfície terrestre. Muitas das vezes quando as placas se chocam em superfícies rochosas consequentemente causa terremotos, ativação de vulcões, deslizamento de terra e maremotos.
2. No Brasil não existem terremotos porque estamos localizados exatamente no centro de placas tectônicas portanto não sofremos os efeitos das placas quando elas colidem.
3. Terremotos são tremores que ocorrem na crosta terrestre devido ao movimento das placas tectônicas. Maremoto ocorre por conta de um terremoto, vulcão ou abalo sísmico que gera deslocamento das águas e geram ondas conhecidas como tsunamis. As consequências são desastres ambientais.
4. Limite divergentes são aqueles em que amplas placas estão indo em direções opostas. Limites convergentes são quando ambas as placas se chocam.
5. Limite transformante é um tipo de limite entre placas tectônicas em que elas deslizam e roçam uma pela outra, geralmente não há destruição nem criação de crosta.