Atividade 1 - O que ocorreu com as tintas das canetas com o tempo?
Soluções para a tarefa
Cromatografia em Papel
A cromatografia é uma técnica de separação de substâncias baseada nas diferentes velocidades em que cada uma delas é arrastada através de um meio poroso por um solvente em movimento.
À medida que o solvente (água, etanol, propanona)se move através do papel de filtro (o meio poroso), carrega consigo os pigmentos contidos na mancha de tinta. Como nem todos eles são arrastados com a mesma velocidade, depois de um tempo, são formadas faixas de cores que correspondem aos componentes de tinta da caneta.
Assim por exemplo o experimento pode ser feito usando os seguintes materiais:
Papel filtro
Canetas de cores diferentes (azul, amarelo, vermelho, verde, preto)
Álcool (etanol)
Água
Hexano
Acetona (propanona)
Copo
Logo, o papel é recortado em tiras de 5 cm de largura e 10 cm de comprimento. Logo, a cerca de 4 cm da base, são desenhadas bolinhas utilizandos as canetas hidrográficas, colocandó-as a de 1 cm de distância
Em um dos copos é colocado dois dedos de água, hexano ou acetona, e a tira de papel é prendida na vertical usando uma caneta, que logo é retirada quando todo o líquido do papel sube, e deixar secar.
O que aconteceu com as tintas das canetas com o tempo?
De acordo com o tipo de solvente a reação com a tinta da caneta vai ser diferente, assim temos que:
No copo com hexano ou etanol, não haverá interação entre os pigmentos, por ser uma substância apolar.
No copo com acetona, o pigmento preto interage parcialmente com o solvente, enquanto que o vermelho não interage parcialmente.
No copo que tinha água, há interação dos pigmentos com o solvente, e se produz uma mistura dos pigmentos, enquanto que outros mudam de cor.
Os pigmentos tinham mais de um componente?
No copo com a água é possível observar que há mais de um componente nos pigmentos vermelho que muda de cor e fica com tons amarelados; e o preto se mistura com o vermelho, verde e azul.
Enquanto que, no copo com acetona, hexano e etanol, o pigmento preto quasi não interage, é não é possível determinar com exatidão quais pigmentos estavam envolvidos.
Espero ter ajudado ;)
No copo que tinha água, há interação dos pigmentos com o solvente, e se produz uma mistura dos pigmentos, enquanto que outros mudam de cor.
Resposta: Cronomatografia em papel.À medida que o solvente (água, etanol, propanona)se move através do papel de filtro (o meio poroso), carrega consigo os pigmentos contidos na mancha de tinta. Como nem todos eles são arrastados com a mesma velocidade, depois de um tempo, são formadas faixas de cores que correspondem aos componentes de tinta da caneta.
RESPOSTA DE: Jamilemille031avatar.
Explicação: