Atividade 1- No que se refere à independência do Brasil, identifique as duas interpretações sobre o movimento pernambucano de 1817. *
Atividade 2 - Tome posição nesse debate, expressando e justificando a sua opinião. *
Esta pergunta é obrigatória
Leia o texto e responda as questões abaixo:
Atividade 3- Como o artigo se posiciona em relação à separação de Portugal? *
Esta pergunta é obrigatória
Atividade 4- O que significam as expressões: “eu não quero constituição” e “separemo-nos da Mãe Pátria”? *
Soluções para a tarefa
1. Sobre o processo de independência do Brasil, as duas interpretações sobre o movimento pernambucano de 1817 começam com a primeira, onde verifica-se o puro descontentamento com o governo português e, por outro lado, denota o desejo de independência.
2. O movimento pernambucano de 1817 bem como diversos outros (Inconfidência Mineira) denotam que o desejo de independência no Brasil já era muito antigo.
3. O artigo se posiciona em relação à separação de Portugal de modo a evidenciar as causas e consequências da independência do Brasil.
4. As expressões “eu não quero constituição” e “separemo-nos da Mãe Pátria” primeiramente denota a desvontade sobre a criação de uma constituição e, em segundo, o desejo de separação em relação à Portugal.
1) As duas interpretações sobre o movimento de 1817, é de que para alguns historiadores interpretam que a Revolução de 1817, foi um marco para o processo de independência do Brasil.
Outros não acreditam que este movimento não está relacionado ao processo de independência porque ele tinha caráter republicano e visava apenas a separação de algumas províncias do atual Nordeste do Brasil.
2) Pode-se afirmar que o processo de independência teve início no ano de 1808, quando D. João VI e a Família Real Portuguesa vieram para o Brasil. O movimento de 1817, desejava se separar do território brasileiro e de Portugal, não havia em um primeiro momento o desejo de tornar todo o Brasil independente.
3) O artigo traz a informação de que a separação do Brasil de Portugal era um fato inevitável, já que as cortes de Lisboa desejavam transformar o Brasil em colônia novamente, mesmo que a maior parte dos próprios brasileiros não estivessem lutando para que o processo de independência acontecesse.
4) As expressões “eu não quero constituição” e “separemo-nos da Mãe Pátria”, no contexto do texto significa que inicialmente os brasileiros não tinham um projeto evidente de se separar de Portugal, mas como alguns deputados da corte de Lisboa desejava fazer com que o Brasil retornasse a status de colônia, o que não seria aceito pelas elites brasileiras, que conduziu a independência sem a participação popular.
A independência do Brasil ocorreria no ano de 1822, sendo proclamada por D. Pedro I. O Brasil passaria então a ser governado por uma monarquia com D. Pedro I sendo o imperador do Brasil. A maior parte da população assistiu a todo o processo sem saber exatamente o que estava acontecendo.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/10749455