História, perguntado por 00001125578300sp, 5 meses atrás

Atividade
1 – Logo após a Reforma Protestante, várias doutrinas religiosas surgiram para criticar os ensinamentos da Igreja Católica, reinterpretando a Bíblia ou elaborando novos ensinamentos sobre a fé cristã. O calvinismo foi uma dessas doutrinas que surgiram no século XV. Sobre isso, é correto afirmar que:
A) os calvinistas acreditam que Maria, a mãe de Jesus, é a única que poder intermediar o fiel com relação a Deus, e não mais a Igreja Católica.
B) ao elaborar a nova doutrina religiosa, João Calvino afirmou que o trabalho deveria ser desprezado e que a usura era um pecado mortal.
C) a burguesia aderiu ao calvinismo por conta da valorização do trabalho e da não condenação da usura.
D) os luteranos, após o surgimento do calvinismo, abandonaram toda a doutrina elaborada por Martinho Lutero e aderiram às idéias de João Calvino.
Questão 2 – Sobre a salvação das pessoas, o calvinismo afirma que Deus já escolheu quem será salvo e quem será condenado, ou seja, o futuro de cada pessoa já foi traçado e não pode ser modificado. Essa teoria, que é o ponto central da doutrina calvinista, é chamada de: A) Teoria da Prosperidade.
B) Teoria da Predestinação.
C) Teoria da Anunciação.
D) Teoria da Revelação.

TEXTO NO COMENTARIO


00001125578300sp: Além da liberdade comercial, a Suíça se tornou tolerante às novas doutrinas religiosas. Depois de uma guerra civil entre católicos e protestantes, em 1531, foi assinado a “Paz de Kappel”, na qual a tolerância religiosa se estabeleceu na Suíça e o protestantismo poderia atuar livremente. Foi nesse contexto de liberdade religiosa que o calvinismo surgiu e se estabeleceu
00001125578300sp: João Calvino e a criação do calvinismo
A palavra calvinismo vem de João Calvino, um francês nascido em 1509 e que, desde cedo, interessou-se por religião. Aos 18 anos, já era declarado mestre em Teologia. Entre 1533 e 1534, converteu-se ao protestantismo, mas como na França, que era predominantemente católica, não havia liberdade religiosa
00001125578300sp: , ele se mudou para a Suíça. Esse país foi favorável para que Calvino dialogasse com outros religiosos protestantes.
Calvino apresentou a predestinação, ou seja, a crença de que Deus, antes da criação, já havia escolhido quem seria salvo e quem seria condenado
00001125578300sp: Para saber qual era a decisão divina, o fiel deveria buscar indícios e viver uma vida correta, baseada em bons costumes. Para João Calvino, a morte de Cristo na cruz não foi para salvar toda a humanidade, mas os eleitos de Deus desde o princípio.
00001125578300sp: Calvino divulgou suas ideias em livros. O mais importante é o “As Institutas da Religião Reformada”, publicado em 1536, que teve influência na formação da fé reformada e na expansão do calvinismo pela Europa. A fundação da Academia de Genebra teve papel fundamental na formação de novos reformadores protestantes e no acolhimento daqueles que fugiram de outros países por conta da perseguição religiosa
00001125578300sp: Calvino buscou conciliar as várias vertentes do protestantismo, no intuito de unir as igrejas protestantes e suas doutrinas.
Durante a Revolução Inglesa, o calvinismo teve papel importante, pois os burgueses que lutaram contra os reis absolutistas não admitiram a proibição das práticas religiosas imposta pela Coroa. Atualmente
00001125578300sp: o calvinismo se encontra presente em vários países ao redor do mundo. No Brasil, a doutrina chegou no período colonial, mas só se expandiu no final do século XIX, com a Proclamação da República e a garantia da liberdade religiosa.
00001125578300sp: Resumo sobre o calvinismo
• O calvinismo é uma doutrina religiosa criada por João Calvino, em 1536, e que defende a predestinação, ou seja, que a salvação já foi determinada por Deus.
00001125578300sp: • Além da predestinação, os calvinistas acreditam que o trabalho deve ser valorizado como um dom de Deus, os bons costumes devem ser seguidos rigorosamente, e o indivíduo pode ter uma relação própria com Deus, sem intermediários.
00001125578300sp: • O que diferencia o calvinismo e o luteranismo é a salvação. Enquanto os calvinistas consideram a salvação como algo já determinado por Deus, os luteranos acreditam que a fé e as boas obras abrem o caminho para a salvação do fiel.

Soluções para a tarefa

Respondido por andrelopes80p8iw5k
10

Resposta:

1-C 2-B

Explicação:

1-C-João Calvino criticou a condenação da usura feita pela Igreja Católica. De acordo com a sua doutrina, cada indivíduo recebeu de Deus um dom, o qual deveria ser desenvolvido, por isso o trabalho era valorizado pelos calvinistas.

2-B-De acordo com o calvinismo, a Teoria da Predestinação afirma que a salvação e a condenação já foram estabelecidas por Deus antes da criação. A morte de Jesus Cristo não foi a salvação para todos, mas apenas para os eleitos.

Respondido por anaperesaguiar
0

1)  É correta afirmar " a burguesia aderiu ao calvinismo por conta da valorização do trabalho e da não condenação da usura." alternativa C

Calvinismo

  • discordava da teologia católica,
  • dava importância a graça e eleição divina para a salvação,
  • Calvino realizou interpretações do que foi dito por Lutero,
  • influencia as igrejas protestantes.

O calvinismo acreditava:

  • predestinação;
  • valorização dos bons costumes ;
  • defende acumulo de capital;

Por causa da defesa ao acumulo de capital muitos burgueses aderiram ao calvinismo.

Dessa forma, a alternativa correta é a letra C

Para saber mais sobre o calvinismo:

https://brainly.com.br/tarefa/2155750

2) Teoria da predestinação alternativa B

No calvinismo o ponto central do pensamento é a predestinação. Nessa teoria acreditasse que Deus sabe desde o principio quem será condenado e quem será salvo.

Para descobrir o destino da sua alma deve:

  • manter uma vida correta
  • ser obediente a deus

Dessa forma, a alternativa correta é a B

Para saber mais sobre teoria da predestinação:

https://brainly.com.br/tarefa/935042

Anexos:
Perguntas interessantes