História, perguntado por em978466, 6 meses atrás

Atividade 1
Leia o texto abaixo.



[...] O Diretório dos Índios, conhecido como Diretório Pombalino (Lei de 1755), assinado por Dom José, Rei de Portugal, foi uma política indigenista de Estado com poder de organização social e pressão política sobre a vida dos ameríndios na Região Norte do Brasil. No que tange à questão das diretrizes do documento colonial, observa-se que o objetivo era aplicar fundamentalmente uma ética disciplinadora e moralizadora do nativo por meio da construção dos aldeamentos coletivos e do trabalho persistente na agricultura como forma de catequizá-los e civilizá-los. [...]



De acordo com esse texto, as políticas indigenistas do século XVIII visavam
integrar os costumes indígenas à cultura oficial da colônia.
romper com a estrutura cristã da colônia portuguesa.
submeter as práticas indígenas à lógica colonizadora.
valorizar as distintas crenças religiosas da colônia.m

Soluções para a tarefa

Respondido por feusgamer
1

Resposta:

As políticas indigenistas no Século XVIII tinham como objetivo principal  submeter as práticas indígenas à lógica colonizadora, é correta a alternativa C.

Explicação:

Por que para a Coroa Portuguesa era interessante a conversão?

Era interessante pois era uma maneira de acelerar e facilitar a colonização do território brasileiro, já que os povos ameríndios convertidos não representariam ameaça aos colonos e ainda se inseririam, geralmente como força de trabalho barata, nas colônias já estabelecidas. A colonização também era uma forma de expandir o próprio poder político e religiosos dos colonos para uma porção maior do mundo.

Perguntas interessantes
Matemática, 5 meses atrás