Atividade 1: Leia atentamente o trecho abaixo. “[...] Eu tinha ouvido gente da Funai contar que, para abrir o trecho que liga Manaus a Boa Vista, os soldados tinham atirado nos Waimiri-Atroari e jogado bombas em sua floresta. Eles eram guerreiros valorosos. Não queriam que a estrada atravessasse suas terras. Atacaram os postos da Funai para que os brancos não entrassem onde eles viviam. Foi isso que deixou os milita- res enfurecidos. [...] Muitos foram [...] as mulheres, crianças e velhos que morreram entre nós por causa da estrada. Não foram mortos pelos soldados, é verdade. Mas foram as fumaças de epidemia trazidas pelos operários que os devoraram. [...] Esse ca- minho dos brancos é muito ruim! Os seres da epidemia xawarari vêm seguindo por ele, atrás das máquinas e dos caminhões. [...]
Terão aberto a estrada para silenciar a floresta de nossa presença? Para aqui construir suas casas, sobre os rastros das nossas? [...]”.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 306.
Fonte: Dani Kopenawa. Disponível em: . Acesso em: 09 ago. 2020.
Davi Kopenawa
a) Em 1967, foi criada a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Elabore uma ficha caracterizando a FUNAI, considerando seus principais objetivos. Em seguida, reflita: esses objetivos estão sendo atingidos? *
b) O líder indígena Yanomami, Davi Kopenawa, denuncia a ocupação das terras indígenas pelos go- vernos militares. Quais foram os danos provocados a esses povos?
c) Pesquise na internet ou com seu professor: quais outros grupos indígenas foram perseguidos durante a Ditadura civil-militar no Brasil?
Soluções para a tarefa
a) A FUNAI tem como objetivo principal a proteção do índio, das suas terras, bem como da sua cultura como um todo.
Importante notar que esse papel é desempenhado por meio de inúmeras tarefas feitas por historiadores, geógrafos, dentre outros.
b) Os danos envolve desde a perda de materiais importantes da história e cultura indígena, até as perda de terras para a agricultora.
Importante notar que poucos foram os governos que desempenharam atividades no sentido da preservação indígena.
c) Tupinambás, Caiapós, dentre outros.
a) A FUNAI é o órgão indigenista oficial do Brasil e foi criada no ano de 1967. O órgão é o responsável por proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil. Através de uma série de objetivos, o órgão trata de todos os assuntos que estão relacionados à demarcação de territórios, questões refrentes ao respeito culturial e a vários outros assuntos.
Cabe à FUNAI promover a demarcação das terras e indígenas e também monitorar e trabalhar para a sua fiscalização. A maioria dos objetivos da FUNAI não são atingidos.
As terras indígenas ainda necessitam de demarcação e atividades ilegais como o garimpo e a extração de madeira ainda são praticadas ilegalmente nestas regiões.
b) Os danos provocados aos indígenas durante os governos militares foram a perda de seus territórios, a morte de mulheres, crianças e velhos para a construção de estradas e epidemias levadas por operários durante a construção da estrada.
c) Outras tribos indígenas perseguidas pela ditadura militar foram os indígenas Cinta-Larga (RO) e Xetá (PR).
Durante a Ditatura Militar no Brasil, governo decidiu construir estradas para a integração da região da Amazônia como a rodovia Transamazônica. Estas obras e outros projetos de desenvolvimento da região, não pouparam principalmente os povos indígenas, que tiveram suas terras invadidas para que os projetos pudessem ser executados. Em outras regiões do Brasil também existiram casos de perseguição pela ditadura, com indígenas desaparecidos no período.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/27159792