Artes, perguntado por brenda123456789000, 7 meses atrás

ATIVIDADE
1) Interprete a frase dita por Morgan Freeman
2) No seu entendimento, o que seria a “Consciência Humana” que o ator se refere?
3) O que você acha que é multiculturalismo?
4) Quem foi Martin Luther King?
5) O que o texto diz sobre o propósito do Dia da Consciência Negra?
6) Que vestígios materiais da escravidão no Brasil, ainda são preservados?
7) Que região brasileira tem mais traços da cultura negra?
8) De acordo com o texto existe uma dívida para com os negros brasileiros. A que essa dívida se
refere?
9) O que o texto diz sobre a participação da igreja na escravidão negra, no Brasil?
10) O que a poesia de Luiz de Jesus diz sobre a Consciência Negra?
11) Observe as charges abaixo e responda as questões:
12) Você acha que todos tem consciência de que é Zumbi e sobre o 20 de novembro? Diante dessa pergunta, interprete
a charge 1.
13) Em algumas cidades brasileiras o 20 de novembro é feriado. Você acha que as pessoas que realmente precisavam
ser “conscientizadas” refletem sobre o assunto e sobre a contribuição do negro na construção do país, em seus diversos
aspectos, tanto culturais, quanto estruturais e da necessidade de rompermos com todo e qualquer preconceito racial?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por army4555
109

Resposta :

  1. esquecer o racismo
  2. parar de se importar com preconceito
  3. a luta pelos direitos civis dos grupos dominados, excluídos por conta de não pertence a uma cultura e classe social considerada superior a euro americana, branco, letrado, masculino, heterossexual e cristão.
  4. Martin Luther King Jr. foi um pastor batista e ativista político estadunidense que se tornou a figura mais proeminente e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos de 1955 até seu assassinato em 1968. 
  5. orgulho de ser negro
  6. muros de preda,senzala abandonada,aparelhos de tortura.
  7. Bahia
  8. mostrar que todos somos iguais
  9. que deus ama todos nos nao importa a cor da pele
  10. ele tem orgulho de ser negro e nada e ninguem mudara ele
  11. ::::::::::;
  12. nao ninguem ten consciencia q é zumbi
  13. se eu pudesse eu faria um lavagem celebral para esquecer o racismo porque todos somis iguais temos o mesmo direito

explicaçao :

espero ter ajudado ^_^ ♥

Respondido por Matheusieti
25

1) O discurso de Morgan Freeman visa apagar o racismo da história, como uma forma de buscar a igualdade entre os indivíduos ao nosso redor, fortalecendo a diversidade entre todas as etnias.

O discurso de Morgan Freeman toca na síntese do que é o racismo, ou seja, essa questão se liga ao conceito de etnocentrismo, que surge como a valorização de uma cultura acima de outras, ou seja, quando os indivíduos de determinado grupo afirmam serem melhores que outros por algum aspecto, como aplicado no enunciado a etnia.

Assim, surge o preconceito e a dificuldade de o superarmos, que por questões étnicas, definem o negro como parte das atividades negativas de nossa sociedade, relacionando essa questão com problemas como a violência, educação, etc.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/22630256

2) O ator apresenta uma ideia de busca pelo fim do preconceito, onde nós devemos esquecer o preconceito e seguir livres buscando as igualdades que nos cabem, porém, é importante entender o racismo estrutural presente em nossa sociedade.

Para combater esse preconceito uma série de medidas devem ser tomadas, como cotas não só para os exclusivamente negros mas os indivíduos de baixa renda, que moram em favelas e morros, que na maioria das vezes são filhos de pais ou mães negras e miscigenados, por isso, essa questão é tratada com delicadeza, além do combate as impunidades do estado.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/13519362

3) O multiculturalismo tem uma grande importância no processo de formação do espaço Brasileiro, principalmente por carregar elementos de outros continentes, sendo presentes de fato na nossa história, tanto na diversidade étnica como na formação da linguagem, costumes, valores, religião.

A ideia de cultura se fundamenta a partir do entendimento sobre os valores, crenças, linguagens desenvolvidas por um determinado grupo.

Ao pensar na cultura, podemos abrir margem para uma série de interpretações, que vão desde produções artísticas, passadas de geração para geração desde a antiguidade.

Mais sobre este tema:

brainly.com.br/tarefa/8541161

4) Martin Luther King Jr. foi um reverendo que pregava a não violência como um princípio para chegar em seus objetivos, o que evidencia a busca por melhores condições e conquista dos direitos do negro.

Além disso, Martin Luther King Jr., desenvolve reflexões acerca de um sonho onde todos possam andar em pé de igualdade e para que isso aconteça se faz necessário o desejo político, desejo social e cultural de igualdade, na inclusão da população afro-americana. MLK foi assassinado por volta de 1968.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/20421191

5) O dia da Consciência Negra evidencia o orgulho de sermos negros, ou seja, de fazermos parte de uma sociedade plural, e, apesar do preconceito que deve ser combatido, somos fruto de luta e resistência.

Além disso, é importante estarmos próximos do dia da consciência negra para mensurar a dificuldade que diversos indivíduos passam todos os dias, onde a segregação social ainda existe e o preconceito não foi extinguido.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/12436771De

6) Dentre os materiais e vestígios presentes na escravidão que ainda são preservados podemos citar: os aparelhos de tortura, a senzala abandonada, entre outras ferramentas que marcam esse período de extremo preconceito em nossa sociedade.

Além disso, é importante ressaltar que o capitão do mato era o responsável pela busca dos escravos que fugiam, e, o feitor, como eram chamados, aplicavam os castigos, como colocando no pau de arara, chicotadas, entre outras formas de tortura.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/22900195

7) A região brasileira que mais possui negros é o nordeste, e, a Bahia é o estado com o maior número de negros e seus descendentes. Essa questão acaba se ligada a atitude xenofóbica parte de uma visão etnocentrista, que coloca uma determinada cultura como soberana a outra por etnia, formação ideológica, evolução social etc.

Vale ressaltar que a prática xenofóbica é uma prática errônea assim como o etnocentrismo, pois todos somos iguais e devemos ter igual valor, levando em consideração nossa cultura, nossos valores, costumes, religião entre uma série de outras questões que diariamente vem ocorrendo em forma de preconceito.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/25510030

8) Sim. Essa dívida pode ser vista a partir do racismo estrutural que faz parte da nossa sociedade e é combatido todos os dias, o que inclui a parcela indígena. As cotas raciais tem uma grande importância pois elas buscam de uma maneira mínima igualar as condições que não são apenas étnicas em relação as diferenças na sociedade.

Utilizando a camada indígena como um bom exemplo, observamos a necessidade de cotas raciais pois além dos índios ao longo da história terem sito explorados eles ficaram atrasados em relação ao processo de socialização devido a urbanização.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/22367362

Anexos:
Perguntas interessantes