História, perguntado por ginamaxinoff, 7 meses atrás

ATIVIDADE:
1. Explique quais as consequências do garimpo na Amazônia.
2. Cite os problemas enfrentados pelos povos indígenas na Amazônia.
3. Quais são as causas do desmatamento na Amazônia?
4. Por que o garimpo tem avançado na Amazônia?
5.Explique o motivo dos indígenas estarem sendo um dos povos mais afetados pela
pandemia.
6. Por que a preservação da Amazônia é fundamental para o nosso planeta?
Justifique sua resposta.
7. Faça um texto (20 linhas) falando sobre as tragédias sem controle que vem
ocorrendo na Amazônia.

Soluções para a tarefa

Respondido por fabriciomoraes1770
15

ola

vamos laaaa!!!!!!

1)Para além dos impactos ambientais que ameaçam a integridade ecológica das áreas invadidas, o garimpo está longe de ser uma questão que prejudica exclusivamente os indígenas, pois promove uma série de outros impactos que não se restringem ao ambiente onde a atividade se desenvolve, a exemplo da contaminação por mercúrio.

2)a luta pela posse de terra, a incidência de doenças nas aldeias, a violência e o preconceito são alguns dos problemas enfrentados pelas diversas tribos brasileiras. A demarcação e a delimitação física de terras para usufruto dos índios estão previstas na Constituição de 1988.

3)Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia, podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, projetos de extração de madeira, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.

4)O garimpo na Amazônia está mais empresarial. Não são mais aventureiros que migram em busca de ouro, como foi em Serra Pelada. Agora, as empresas estão por trás, financiando a compra de maquinário, cooptando trabalhadores, pessoas vulneráveis e lideranças para atuarem por eles nas florestas

5)Dois dias após a morte de Walter, os hospitais de Manaus e do interior do estado viveriam a crise da falta de oxigênio medicinal. O aumento do número de internações por Covid-19 colapsou as unidades de saúde, gerando cenas de verdadeiro caos na cidade. Familiares faziam fila para comprar direto com fornecedores o insumo que garantiria a sobrevivência dos pacientes. Dezenas de pessoas morreram em decorrência da falta de O2 nos hospitais. Nos primeiros 21 dias de 2021, o Amazonas enterrou mais vítimas de coronavírus do que em todo o ano de 2020. Foram 1333 sepultamentos em janeiro contra 1285 no ano anterior. Até março de 2021, foram registrados mais de 334 mil casos confirmados e 11,6 mil óbitos pela doença no Estado.

6)As florestas são de grande importância para conter a velocidade das mudanças climáticas. As florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre e realizam a fotossíntese da qual depende a vida: produção de oxigênio à partir do dióxido de carbono, Além disso, a Floresta Amazônica possui a maior biodiversidade do mundo e assegurar a sua preservação é fundamental para garantir a sustentabilidade natural. As diversas espécies encontradas na floresta também são importantes para a produção de medicamentos, cosméticos e controle biológico de pragas

7)As queimadas são medidas pelo Inpe, com dados do satélite Aqua, o mesmo que é usado pela agência espacial americana (Nasa), que também acompanha os focos de desmatamento. As informações são disponibilizadas no portal Programa Queimadas, diariamente.Para haver fogo, é preciso combinar: fontes de ignição (naturais, como raios, ou antrópicas, como isqueiros ou cigarros); material combustível (ter o que queimar, como madeiras e folhas); e condições climáticas (seca).  Como a Amazônia é uma floresta tropical úmida, os incêndios mais recorrentes ocorrem quando a madeira desmatada fica "secando" por alguns meses e, depois, é incendiada para abrir espaço para pastagem ou agricultura. Segundo especialistas, um incêndio natural não se alastraria com facilidade na Amazônia. As raízes das árvores na Amazônia não são profundas pela fato dos nutrientes estarem na superfície do solo As raízes dessem até certo ponto e voltam pra cima. As árvores na Amazonia competem por luz e crescem altas e com folhas largars (para absorver luz), esses fatores somados levam a facilidade de desmatamento.  Nos últimos anos o câncer do desmatamento cresce de forma descomunal, afetando as espécies que abitam esse que é um dos maiores habitats naturais do mundo. Grande pelarte desse desmatamento é devido ao investimento de gado (cabeças de boi). O desmatamento somado com a exalação de CO² dos bois e dos cubimzeiros juntamente com a agreção do solo resulta numa morte lenta e lastimável de um dos maiores biomas do mundo.

espero ter ajudado bons estudos!!!

por favor coloca como melhor respostar foi muito dificil responder tudo isso valendo pouco pontos!!!! plissss!!!!!

Perguntas interessantes