Atividade 1 – Durante a Ditadura civil-militar (1964-1985), a sociedade brasileira passou por um processo de reorganização, marcada por aspectos políticos, culturais e econômicos. A distribuição de renda, durante esse período, foi um dos principais aspectos de aprofundamento das desigualdades sociais no país.
Analise o gráfico com atenção, e responda às questões propostas.
a) No grupo dos “mais ricos (10%)”, em azul, ao longo das décadas de 1960, 1970 e 1980, o que ocorre com o tamanho de sua renda?
b) No grupo dos “mais pobres (50%)”, em amarelo, ao longo das décadas de 1960, 1970 e 1980, o que acontece com o tamanho de sua renda?
c) Os movimentos de resistência à Ditadura, em parte, podem ser explicados pela insatisfação popular ao
regime, seja pelos abusos cometidos ou pelas crises que se estabelecem, nesse período. Comente a participação dos movimentos de resistência à ditadura, no Brasil. Destaque suas principais reivindicações.
Atividade 2 – Durante as décadas de 1960 e 1970, cada vez mais, o movimento estudantil (organizado
pela União Nacional do Estudantes-UNE) se tornava um dos principais canais de resistência à Ditadura. A morte do estudante Edson Luís, em 1968, se tornou um símbolo do movimento contra a Ditadura Civil-Militar do Brasil.
a) Quais eram as principais demandas dos estudantes naquele período?
b) Pesquise sobre outras pessoas perseguidas, presas e/ou mortas pela Ditadura, e monte uma pequena ficha biográfica. Você poderá usar o modelo abaixo.
Atividade 3 – As canções populares também são importantes fontes históricas!
O Tropicalismo foi um movimento artístico que reuniu diferentes cantores, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, entre outros/as. O movimento artístico buscava recuperar elementos da cultura brasileira para a composição de suas músicas. Uma das canções, inspirada nesse movimento, de nome
“Cálice”, de Chico Buarque e Gilberto Gil, composta em 1973, foi censurada pelo governo Médici (um dos
períodos mais repressivos da Ditadura). A canção tornou-se um símbolo da resistência artística à ditadura. Essa e outras canções ficaram conhecidas como “canções de protesto”.
_Após ler (e se possível ouvir) a canção “Cálice”, responda às questões abaixo:
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor, engolir a labuta
Mesmo calada a boca, resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta
(...)
a) Quais os sentidos possíveis para a palavra “Cálice”, na canção acima?
b) De que forma a canção popular acima reflete o movimento de resistência política e cultural ao regime
ditatorial, daquele período?
c) Você conhece outra canção popular, do período, que também tenha realizado uma profunda crítica ao regime militar? Elabore uma pequena ficha, apresentando nome da composição, data, e as principais críticas presentes na canção.
d) Pensando com o presente: Você conhece, entre seus/as músicos/as preferidos/as alguma canção que nos ajuda a refletir, hoje, sobre as condições em que vivemos? Selecione uma e a apresente brevemente.
Atividade 4 – Agora é sua vez:
Muitas mães e pais perderam seus filhos e filhas perseguidos pelo regime militar. Zuzu Angel, uma importante estilista brasileira, foi uma dessas mulheres. Seu filho, Stuart Angel, foi morto durante a Ditadura Civil-Militar. Ele tinha 26 anos e cursava economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na madrugada do dia 14 de abril de 1976, Zuzu Angel sofreu um acidente de carro, ao voltar para casa. Recentemente, a justiça brasileira reconheceu que o “acidente” também foi provocado por agentes da Ditadura Militar.
Para você se inspirar…
Escrever cartas era um hábito de muitas pessoas que buscavam se comunicar com seus filhos, filhas, mães, pais, amigos e amigas. Nem sempre essas cartas chegavam aos prisioneiros políticos, embora nele estivessem sonhos, esperanças, histórias e desejo do reencontro. Escreva uma carta para os familiares das pessoas perseguidas e mortas pela Ditadura. O que você partilharia? Essa é uma forma de exercitar a empatia e a solidariedade (valores fundamentais da educação pública). Na volta às aulas, poderá conversar com seu/sua professor(a) e, quem sabe, poderão descobrir juntos uma maneira de enviá-la.
…
Que tal escrever também uma carta para algum amigo ou amiga que você não encontra, desde o início do isolamento social? Escreva como tem sido esse período, sobre as coisas que você tem ex-perimentado, aprendido e partilhado. Guarde essa carta, e no retorno às aulas, poderemos discutir com os colegas sobre as experiências de cada um, durante esse momento. Afinal, história se faz também com registros…
Soluções para a tarefa
1-
a- Os mais ricos só aumentam a concentração da sua renda e as desigualdades sociais aumentaram
b- A renda dos mais pobres é reduzida e estagnada
c-
o movimento sindical resistiu por meio de uma grande onda de greves, reprimidas fortemente.
As comunidades eclesiais de base, coordenadas pela Igreja Católica, os grupos ligados à Teologia da Libertação, que reivindicavam direitos humanos mínimos e denunciavam casos de tortura e prisões.
As associações de moradores, que lutavam por melhorias nas condições de vida e buscavam solucionar problemas como saneamento, educação e saúde.
O próprio movimento sanitarista a assistência pública à saúde no Brasil estava restrita a poucos
A UNE o movimento dos estudantes contra a ditadura militar.
As principais reivindicações eram por direitos e pelo fim dos abusos cometidos
2-
a) A União Nacional dos Estudantes, caracterizada como Movimento Estudantil desempenhou o papel de oposição ao autoritarismo e luta pela liberdade democrática. Ela realizou diversas greves estudantis contra a ditadura.
b)
Os físicos Oscar Sala (1922-2010) e José Goldemberg, tiveram suas atividades de rotina vigiadas, suas pesquisas foram controladas e comentadas por integrantes dos serviços de inteligência, segundo documentos do SNI (Serviço Nacional de Informações).
3-
a) O cálice poderia de ser de bebida, mas também de calar a voz, as reivindicações e denuncias dos abusos, a censura realizada durante a ditadura
b) A canção é uma denuncia social, uma manifestação de oposição ao que estava acontecendo
c)
A canção alegria, alegria, também é uma critica ao regime.
Caminhando contra o vento
Sem lenço, sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou
O sol se reparte em crimes
Espaçonaves, guerrilhas
Em Cardinales bonitas
Eu vou
Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bomba e Brigitte Bardot
O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou
d) O algum planeta fome de Elza Soares, é uma grande critica ao brasil e seus brasis de fome e desigualdade.
4-
Querido amigo,
temos vivido momentos difíceis, quem poderia imaginar uma pandemia como está ?
Mas, a quarentena nos trouxe muitos aprendizados sobre o que realmente importa na vida.
estou ansioso para o nosso encontro.
Abraços fraternos