História, perguntado por wesleytapicuru, 10 meses atrás

Atividade 1 – Durante a Ditadura civil-militar (1964-1985), a sociedade brasileira passou por um processo de reorganização, marcada por aspectos políticos, culturais e econômicos. A distribuição de renda, durante esse período, foi um dos principais aspectos de aprofundamento das desigualdades sociais no país.

Analise o gráfico com atenção, e responda às questões propostas.

a) No grupo dos “mais ricos (10%)”, em azul, ao longo das décadas de 1960, 1970 e 1980, o que ocorre com o tamanho de sua renda?

b) No grupo dos “mais pobres (50%)”, em amarelo, ao longo das décadas de 1960, 1970 e 1980, o que acontece com o tamanho de sua renda?

c) Os movimentos de resistência à Ditadura, em parte, podem ser explicados pela insatisfação popular ao

regime, seja pelos abusos cometidos ou pelas crises que se estabelecem, nesse período. Comente a participação dos movimentos de resistência à ditadura, no Brasil. Destaque suas principais reivindicações.

Atividade 2 – Durante as décadas de 1960 e 1970, cada vez mais, o movimento estudantil (organizado

pela União Nacional do Estudantes-UNE) se tornava um dos principais canais de resistência à Ditadura. A morte do estudante Edson Luís, em 1968, se tornou um símbolo do movimento contra a Ditadura Civil-Militar do Brasil.

a) Quais eram as principais demandas dos estudantes naquele período?

b) Pesquise sobre outras pessoas perseguidas, presas e/ou mortas pela Ditadura, e monte uma pequena ficha biográfica. Você poderá usar o modelo abaixo.

Atividade 3 – As canções populares também são importantes fontes históricas!

O Tropicalismo foi um movimento artístico que reuniu diferentes cantores, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, entre outros/as. O movimento artístico buscava recuperar elementos da cultura brasileira para a composição de suas músicas. Uma das canções, inspirada nesse movimento, de nome

“Cálice”, de Chico Buarque e Gilberto Gil, composta em 1973, foi censurada pelo governo Médici (um dos

períodos mais repressivos da Ditadura). A canção tornou-se um símbolo da resistência artística à ditadura. Essa e outras canções ficaram conhecidas como “canções de protesto”.

_Após ler (e se possível ouvir) a canção “Cálice”, responda às questões abaixo:

Pai, afasta de mim esse cálice

Pai, afasta de mim esse cálice

Pai, afasta de mim esse cálice

De vinho tinto de sangue

Como beber dessa bebida amarga

Tragar a dor, engolir a labuta

Mesmo calada a boca, resta o peito

Silêncio na cidade não se escuta

De que me vale ser filho da santa

Melhor seria ser filho da outra

Outra realidade menos morta

Tanta mentira, tanta força bruta

(...)

a) Quais os sentidos possíveis para a palavra “Cálice”, na canção acima?

b) De que forma a canção popular acima reflete o movimento de resistência política e cultural ao regime

ditatorial, daquele período?

c) Você conhece outra canção popular, do período, que também tenha realizado uma profunda crítica ao regime militar? Elabore uma pequena ficha, apresentando nome da composição, data, e as principais críticas presentes na canção.

d) Pensando com o presente: Você conhece, entre seus/as músicos/as preferidos/as alguma canção que nos ajuda a refletir, hoje, sobre as condições em que vivemos? Selecione uma e a apresente brevemente.

Atividade 4 – Agora é sua vez:

Muitas mães e pais perderam seus filhos e filhas perseguidos pelo regime militar. Zuzu Angel, uma importante estilista brasileira, foi uma dessas mulheres. Seu filho, Stuart Angel, foi morto durante a Ditadura Civil-Militar. Ele tinha 26 anos e cursava economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na madrugada do dia 14 de abril de 1976, Zuzu Angel sofreu um acidente de carro, ao voltar para casa. Recentemente, a justiça brasileira reconheceu que o “acidente” também foi provocado por agentes da Ditadura Militar.

Para você se inspirar…

Escrever cartas era um hábito de muitas pessoas que buscavam se comunicar com seus filhos, filhas, mães, pais, amigos e amigas. Nem sempre essas cartas chegavam aos prisioneiros políticos, embora nele estivessem sonhos, esperanças, histórias e desejo do reencontro. Escreva uma carta para os familiares das pessoas perseguidas e mortas pela Ditadura. O que você partilharia? Essa é uma forma de exercitar a empatia e a solidariedade (valores fundamentais da educação pública). Na volta às aulas, poderá conversar com seu/sua professor(a) e, quem sabe, poderão descobrir juntos uma maneira de enviá-la.



Que tal escrever também uma carta para algum amigo ou amiga que você não encontra, desde o início do isolamento social? Escreva como tem sido esse período, sobre as coisas que você tem ex-perimentado, aprendido e partilhado. Guarde essa carta, e no retorno às aulas, poderemos discutir com os colegas sobre as experiências de cada um, durante esse momento. Afinal, história se faz também com registros…
​​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
487

1 – a) Os mais ricos aumentam a concentração de sua renda e as desigualdades sociais, consequentemente aumentam.

b) A renda dos mais pobres se reduz e estagna.

c) Ocorreu a resistência do movimento sindical através das greves, que foram reprimidas. E as comunidades eclesiais de base reivindicavam os direitos humanos mínimos e faziam denúncias sobre a tortura e as prisões.

2 – a) A União Nacional dos Estudantes pedia oposição ao autoritarismo e lutava pela liberdade democrática.

b) Os físicos Oscar Sala (1922-2010) e José Goldemberg foram perseguidos ao terem sus pesquisas vigiadas e controladas por integrantes dos serviços de inteligência, segundo documentos do SNI (Serviço Nacional de Informações).

3 – a) A palavra cálice podia ter o sentido de bebida ou de calar a voz, representando as reivindicações contra a ditadura.

b) A canção pode ser interpretada como um denúncia social e uma manifestação de oposição ao governo.

c) Exemplo de canção popular, do período, que também tenha realizado uma profunda crítica ao regime militar: “alegria, alegria”

d) Outra crítica ao Brasil e a fome e desigualdade é a canção da Elza Soares “algum planeta fome”.

4 – Oi, amigo! Os tempos estão difíceis, quem poderia imaginar que seríamos acometidos por uma pandemia mundial? Mas a quarentena tem sido de grande aprendizado para todos. Aguardo o nosso reencontro. Abraços!

Bons estudos!


Lucasmiguel014: @gabriel133552: o trava vai trava vamo brincar *馃吋馃吘馃唩馃叢馃叴馃唹馃叞馃吙 馃挆 馃叧馃叞馃唴馃吀馃唹馃吀馃吔馃吋馃叞馃吅馃叴馃唩*
鈼b埖鈭碘棦鈼b埖鈻団枃鈭碘棦鈼b埖鈭碘棦.vi
鈻団埖鈼⑩枃鈻団枃鈼b棦鈻団枃鈻団棧鈭碘枃.vi
*鈻団枃鈻嘾avizinmake
rafabr9188: Como alguém pode ser tão sábio ??? Me explique
juliafs731: obrigada.
Usuário anônimo: sua linda
wesleyglaubttsbt: gado dmais doido
dvorakgamer: Uma Deusa?
oxxy: lind
wesleyglaubttsbt: kssksk gado come solto akka
emanuell27: mano muito obgd
Respondido por nataliafransantos
2

Atividade 1 (gráfico anexo):

A) Segundo o gráfico,  a renda dos mais ricos ao longo das décadas de 1960, 1970 e 1980 aumentou.

B)  No grupo dos mais pobres a renda durante as décadas de 1960,1970 e 1980 diminuiu de maneira significtiva.

C)  Os principais destaques dos movimentos de resistência à ditadura, no Brasil era a luta pela volta da democracia com o fim da censura e o retorno das garantias de liberdade da sociedade brasileira.  

A participação desses grupos na resistência contra a ditadura ocorria através de três grupos principais que eram o ALV, VPR e MR-8. A tática utilizada por estes grupos era o assalto a banco para conseguir dinheiro para lutar por sua causa.

Promoviam também o ataques e o sequestros a diplomatas para trocar por prisioneiros que estavam presos pela polícia durante a ditadura.  

Atividade 2:

a)  As principais demandas dos estudantes naquele período ditatorial era pela volta da liberdade política,  social e de expressão.  

b Algumas pessoas mortas pela ditadura militar brasileira:

Nome: Anatália de Souza Melo Alves

09/07/1945- 22/01/1973

Nome: Angelo Cardoso da Silva

27/04/1946- 11/09/1975

Nome: Angelo Arroyo

06/11/1928- 16/12/1976

3)  

a)  É possível perceber que há uma semelhança entre a sonoridade da palavra cálice (objeto que metaforicamente remete à um fardo) com a  expressão cale-se (de calar a boca).  

O verso possivelmente fazia uma alusão metafórica para o fim da censura e a volta da liberdade.  

A canção utilizava-se de expressões de duplo sentido para tentar burlar o sistema de censura que havia sido  instaurado contra os artistas,  jornalistas e a sociedade civil do Brasil.  

Era uma maneira de levar ao público denúncias para outras contra as atrocidade que eram cometidas pelo regime. Muitas canções foram censuradas, mas que de alguma maneira,  passaram pela censura e foram capazes de chegar até o público.

c)  Um outro exemplo de música referente ao período da Ditadura Civil Militar brasileira é a música “Alegra, Alegria” do Caetano Veloso. Esta música marcou um movimento ocorrido no Brasil, denominado Tropicalismo.

A canção de maneira poética , sugere a liberdade em um contexto em que o regime ditatorial controlava todo o país de maneira repressiva.  

d) Nos anos 90, houve uma banda que lançou uma música denominada “A Cidade”, que refletia o contexto das cidades brasileiras e como os cidadãos sobreviviam em meio ao caos da desordem urbana.  É uma música extremamente atual que retrata as desigualdades brasileiras.

 

4) “ O período da Pandemia do ano de 2020 tem sido de grande desafio para todas as pessoas e empresas, que precisam se reinventar para sobreviver. Mas o importante para humanidade neste momento, é estar ciente, de que quanto maiores são os desafios, maiores são as capacidades dos seres humanos de trazer novas habilidades à tona”.

Bons estudo!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/11931609

Anexos:
Perguntas interessantes