ATIVIDADE 1 - Diante do texto acima, responda às seguintes questões acerca da Guerra do Paraguai:
a) Qual era o interesse do governo brasileiro nas eleições uruguaias de 1.864?
b) Qual a importância econômica da Bacia do Prata para região no século XIX?
c) O que foi a Tríplice Aliança?
d) Qual o impacto do conflito para a nação paraguaia?
e) Porque podemos afirmar que o conflito foi oneroso ao Império Brasileiro?
Se alguém puder ajudar eu agradeço <3
Soluções para a tarefa
1 - Diante do texto acima, responda às seguintes questões acerca da Guerra do Paraguai:
a) Qual era o interesse do governo brasileiro nas eleições uruguaias de 1.864?
R: O interesse do governo brasileiro nas eleições uruguaias de 1864 era de que o resultado da mesma não viesse a afetar negativamente os interesses comerciais e até mesmo de segurança com relação às regiões de fronteira entre o Brasil e o país.
b) Qual a importância econômica da Bacia do Prata para região no século XIX?
R: A importância da bacia era no transporte fluvial de mercadorias e os serviços.
c) O que foi a Tríplice Aliança?
R: A declaração de guerra à Argentina formaliza a criação da Tríplice Aliança, unificando as tropas de Bra sil, Argentina e os colorados uruguaios, visando derrotar os Blancos e as tropas de Solano Lopez do Paraguai a partir de 1.865.
d) Qual o impacto do conflito para a nação paraguaia?
R: O país mais prejudicado no conflito foi justamente o Paraguai, uma vez que o conflito ocorreu em suas terras, gerando grande destruição de sua infraestrutura e economia. Como perdas de guerra, teve que ceder parte de seus territórios à Argentina e ao Brasil, enfraquecendo ainda mais suas tentativas de re cuperação. A população teve um grande número de baixas, estima-se que ao menos 150 mil paraguaios tenham perdido a vida no conflito, equivalente a um quinto da população na época. Até os dias atuais, a sociedade paraguaia busca se recuperar deste violento conflito.
e) Porque podemos afirmar que o conflito foi oneroso ao Império Brasileiro?
R: Por que Houveram muitos gastos para o governo brasileiro Financiar após a guerra.
A - O Governo Brasileiro (na época, o Império do Brasil) queria garantir que quem fosse eleito no Uruguai ou fosse um aliado do Brasil ou não adotasse uma política estrangeira que prejudicasse os nossos interesses na região.
O Uruguai, vale lembrar, já foi um território brasileiro, tendo conseguido a sua independência em relação ao Brasil em 1825. A partir de então havia um forte interesse tanto do Império do Brasil quanto das elites políticas da região Sul do Brasil de garantir, ao mesmo tempo, boas relações políticas e econômicas com aquele país.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/10812261
B - A Bacia do Prata tinha importância fundamental para a região (que incluía o sul do Brasil, o Uruguai, Argentina e o Paraguai) no século XIX, sendo até hoje importantíssima para o adequado funcionamento econômico daqueles países. É lá, por exemplo, que se encontram hoje grande parte de nossas hidrelétricas (que ainda não haviam sido construídas no Século XIX).
Ela servia para escoar a produção nestes países, servindo como as vias de ligação que permitiam o comércio tanto interno quanto entre aqueles países e que abriam estes territórios para os comerciantes europeus. Dominar a região era, então, estrategicamente importante.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/12599256
C - A Tríplice Aliança foi uma aliança diplomático-militar formada no contexto da Guerra do Paraguai pelos três países que foram, naquele período, atacados pelo Paraguai - ou seja, Brasil, Uruguai e Argentina.
A Aliança era uma forma de coordenar os esforços militares e as necessidades econômicas comuns destes países na sua guerra contra o Paraguai. Por meio dela formou-se uma ampla força militar, com uma maior participação do Império do Brasil, que rapidamente se mostrou imbatível para o exército paraguaio.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/20321529
D - A Guerra do Paraguai se mostrou desastrosa para o Paraguai, que perdeu (estima-se) cerca de 80% de sua população masculina adulta nesta guerra, não teve nenhuma conquista territorial (pretendia conquistar uma parte do Uruguai e uma parte do território do Mato Grosso do Sul, que chegou a ocupar temporariamente).
O Paraguai mergulharia numa crise demográfica (pela morte de sua população adulta) e econômica que, em certo sentido, nunca foi plenamente superada. Perderia a sua infraestrutura produtiva e veria a sua política ser, pelas décadas seguintes, indiretamente controlada pelos seus vizinhos.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/12485184
E - O conflito foi oneroso (ou seja caro, custou muito) para o Império Brasileiro por razões econômicas e políticas.
No aspecto econômico, a mobilização para a guerra exigiu a construção de novos navios (o Brasil contava com navios de aço, contra os navios de madeira do Paraguai), aquisição de armamentos, perda de parte de sua capacidade produtiva e indenizações a famílias que perderam parentes na guerra.
No aspecto político, os militares saíram politicamente prestigiados do conflito e passaram a cada vez mais a se opor diretamente a Dom Pedro II, de modo que a posterior Proclamação da República, conduzida pelos militares, podemos dizer que começou a se construir politicamente ainda na Guerra do Paraguai.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/13104951