História, perguntado por mariacaique, 3 meses atrás

ATIVIDADE 1) Diante da sociedade brasileira que vivemos hoje, descreva o que é consciência negra pra você​


mariacaique: com essa oq?
marianalopesvieira24: com R$ 26,45 quantos pacotes de arroz e possível comprar?
marianalopesvieira24: (a) 3 (b) 4 (c) 5 (d) 6
mariacaique: qual o valor do arroz?
marianalopesvieira24: 5,29
mariacaique: c)5
mariacaique: pelas minhas contas
jungkookcollins123: upiiii
jungkookcollins123: todos se ajudando
jungkookcollins123: tudo melhora ^^

Soluções para a tarefa

Respondido por jungkookcollins123
1

Consciência negra é um termo que ganhou notoriedade na década de 1970, no Brasil, em razão da luta de movimentos sociais que atuavam pela igualdade racial, como o Movimento Negro Unido. O termo é, ao mesmo tempo, uma referência e uma homenagem à cultura ancestral do povo de origem africana, que foi trazido à força e duramente escravizado por séculos no Brasil. É o símbolo da luta, da resistência e a consciência de que a negritude não é inferior e que o negro tem seu valor e seu lugar na sociedade. Muitas pessoas, erroneamente, dizem que não se deve celebrar a consciência negra, e sim a consciência humana. Isso, no entanto, é uma ideia que pode até ter surgido com boas intenções, mas acabou prestando um desserviço à luta contra o racismo e a favor da igualdade racial. Historicamente a sociedade sustentou-se por meio de uma relação desigual entre pessoas por vários fatores. Os principais fatores de desigualdade são:gênero;cor da pele;sexualidade;condição socioeconômica.Tradicionalmente os espaços de poder da sociedade são reservados a homens héteros, cisgênero, brancos e ricos. Mesmo nas chamadas microrrelações, nas pequenas relações de poder cotidianas, a tendência é que:o homem tenha mais poder e privilégio social em relação à mulher;os héteros também o têm em relação à população LGBTQ+;os brancos também possuem esse privilégio e esse poder desproporcional em relação à população preta.Isso evidencia, a partir de uma leitura materialista da história, que as relações sociais são desiguais e que é preciso corrigir essa distorção para que a sociedade evolua. Obs: já responderam essa pergunta, então... pode desconsiderar essa resposta, se quiserem


mariacaique: muito obrigado
jungkookcollins123: de nada ^^
Respondido por marianalopesvieira24
2

resposta:

A consciência negra refere-se ao processo de tomada de consciência de um afrodescendente acerca de suas raízes e tradições históricas, bem como de toda a violência causada pelo racismo. O termo também está muito associado com a data comemorativa do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Podemos dizer que a expressão “consciência negra” faz menção à tomada de consciência histórica e cultural da pessoa enquanto afrodescendente. Essa tomada de consciência está relacionada com o processo em que a pessoa se percebe negra e se identifica com as suas raízes históricas e culturais, situações relacionadas com a formação da identidade de um indivíduo.

consciência negra nos permite resgatar e valorizar a cultura afrodescendente, bem como tomar consciência dos problemas causados pelo racismo.

Nesse processo o indivíduo se identifica com as tradições e valores culturais que remetem às suas raízes afrodescendentes, além de tomar consciência da violência que os negros sofrem e sofreram historicamente tanto no Brasil como em outras partes do mundo. Além disso, também percebe o racismo como um problema estrutural da sociedade contemporânea.

A partir do autorreconhecimento do indivíduo como negro, do resgate das suas raízes culturais e da tomada de consciência histórica de como o racismo permeia a formação da sociedade brasileira, esse indivíduo consegue perceber a importância de engajar-se na luta pela equidade racial, o que inclui questões como direitos iguais no acesso à cultura e educação, oportunidades iguais no mercado de trabalho, o fim da violência cotidiana contra as populações negras, etc.

Por outro lado, essa tomada de consciência não se faz apenas entre as pessoas negras, mas  também entre as pessoas brancas. Assim, pessoas brancas passam a enxergar todos os pequenos privilégios que elas possuem enquanto brancos, o que pode permitir que elas mudem sua forma de agir perante situações de injustiça e, claro, transformar suas ações para que atitudes racistas não sejam reproduzidas.

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO: )

bons estudos


mariacaique: muito obrigado
marianalopesvieira24: de nada tenha um bons estudos
marianalopesvieira24: vc pode me dar estrelas
marianalopesvieira24: obrigada
Perguntas interessantes