ATIVIDADE 1
Com base em seus conhecimentos e observando a charge abaixo, escolha dois quadrinhos referentes à “Era Vargas” para escrever um pequeno texto relacionando a emoção expressa neles com o momento histórico ao qual se referem.
R-
ATIVIDADE 2
1 Aproveite agora para liberar sua imaginação e, da forma que você se sentir mais confortável (uma paródia, um desenho, uma caricatura ou um meme) faça uma crítica a um problema que atinge a classe trabalhadora na conjuntura atual.
texto da ATIVIDADE 2
Durante a Era Vargas, o governo brasileiro percebeu o poder da propaganda para aglutinar e controlar as massas. Para isso foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) que buscava criar e divulgar a imagem do governante como grande benfeitor e garantidor dos direitos sociais há tempos desejados. Mas em contrapartida, os críticos usavam as caricaturas como forma de ironizar, satirizar e com sarcasmo denunciar o sofrimento dos oprimidos nos periódicos da época.[...]
No Brasil do século XXI, apesar de entender que “[...]o Brasil se encontra em meio a uma grave crise política, uma “instituição” continua firme e forte: o meme. No momento em que o país tenta lidar com escândalos e abalos governamentais, o brasileiro opta por fazer do próprio sofrimento um motivo para rir, e as imagens de crítica e humor político-sociais tomam conta da internet.”
Soluções para a tarefa
O Governo Vargas vivenciou fases distintas, haja vista que ao todo, Vargas assumiu o Governo do país entre 1930 a 1945.
Conforme apresentado pelo quadrinho, a Era Vargas teve início ainda em 1930, por intermédio de um processo intitulado como Revolução, impedindo que Júlio Prestes assumisse posse da presidência.
Dentre as principais caraterísticas inerentes aos períodos de Governo, cita-se: a grande centralização do poder, o uso intenso de propaganda política, e as politicas trabalhistas que foram desenvolvidas.
Resposta:
RESPOSTA DA TAREFA 2
1930: satisfação com a vitória na Revolução de 1930;
1931: satisfação por estar consolidando suas ideias de governo, como a troca de governadores por interventores;
1932: descontentamento com a Revolução Constitucionalista de 1932;
1933: satisfação pela manutenção do poder, após vitória sobre os paulistas;
1934: satisfação pela nomeação indireta para a presidência, através da Constituição de 1934;
1935: satisfação por ter sufocado a Intentona Comunista;
1936: preocupação com a aproximação do fim de seu mandato;
1937: rigidez na decretação do golpe do Estado Novo.
Explicação: