Atividade 1
– As representações cartográficas – mapas, cartas topográficas, plantas, maquetes, croquis, entre inúmeras outras – são muito presentes em nosso cotidiano. Ao comprar um apartamento, a planta encontra – se, visivelmente e ampliada, no painel de divulgação. Ao marcarmos um encontro, ao irmos a um evento, que desconhecemos a sua localização, recorremos às representações cartográficas – digitais, gráficas, entre outras. Portanto, os mapas são indispensáveis em nosso cotidiano, pois nos auxiliam a “andar pelo mundo”... Saber interpretar, manusear, localizar – se e chegar ao ponto almejado, torna – se uma tarefa de extrema importância! Mesmo em tempo de GPS – Global Position System, Sistema de Posicionamento Global via Satélite -, pois nem todas as áreas do Planeta Terra apresentam cobertura plena nos satélites convencionais – áreas de sombra -, exceto os equipamentos destinados aos usos militares, aeroespaciais, aeronáuticos e marítimos. Com base no exposto, na observação, na interpretação da representação cartográfica seguinte e nos Elementos Cartográficos Básicos de um Mapa, assinale a alternativa correta, eis as afirmativas:
A) O mapa apresenta título, escalas – numérica e gráfica -, legenda, fonte e coordenadas geográficas.
B) O mapa apresenta fonte e rosa dos rumos.
C) O mapa apresenta coordenadas geográficas – latitude e longitude – e fonte.
D) O mapa apresenta, somente, a fonte.
E) A representação cartográfica apresenta coordenadas geográficas – latitude e longitude –, fonte, título, escalas – numérica e gráfica -, legenda e projeção cartográfica.
Atividade 2
“Os mapas podem ser feitos de diversas maneiras. São espaços muitíssimos menores que o espaço das realidades representadas, reduzidos várias vezes. Esse fator de redução é a escala cartográfica. Exemplo: há mapas comuns que representam a extensão do planeta que foram reduzidos 23 milhões de vezes em relação à extensão verdadeira do planeta, tal como na fotografia de uma pessoa de 1,80 m que, no papel, tem apenas alguns centímetros. O mapa-múndi é produto de uma redução grande (afinal a Terra é 23 milhões de vezes maior que o mapa). Para representar uma cidade internamente poderia reduzir bem menos, digamos, apenas 10 mil vezes. Se for preciso representar um grande espaço, será necessário reduzi-lo muitas vezes para que ele caiba num mapa. Nesse caso, será difícil representar detalhes. O inverso é verdadeiro também: pequenos espaços exigem uma menor redução para constituir um mapa, permitindo a representação de detalhes. Logo, um elemento essencial de qualquer mapa é a escala cartográfica (o fator de redução de um mapa). Uma diversidade delas é necessária para as muitas dimensões dos fenômenos geográficos. Definir a escala de um mapa é sempre uma escolha”. Com base na leitura e interpretação do excerto anterior, videoaulas apreciadas e atividades realizadas, qual o tipo de escala que o texto em tela se refere? Assinale a alternativa que responde à pergunta anterior, a saber:
A)Escala geográfica.
B)Escala cartográfica.
C)Escala gráfica.
D)Escala numérica e gráfica.
E)Escala numérica.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
1 letra E ou A
2 letra E
Explicação:
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás