Administração, perguntado por 019Set1, 6 meses atrás

ATIVIDADE 1 - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA - 54/2021

Just In Time
Conhece alguma pessoa que não goste de ter seus desejos atendidos na hora? Eu não conheço. E atender pedidos exatamente no momento que são feitos é a premissa básica do Just In Time!
Sem você perceber, muitas empresas que estão no seu dia a dia, sejam do ramo alimentício, de vestuário, ou de qualquer outro, já adotaram esse famoso tipo de produção. O Just In Time ou ‘’no momento certo’’ é uma filosofia de reorganização para alavancar o sistema produtivo e eliminar os desperdícios. Ele tem como objetivo reduzir os custos, por meio de fornecimento e de produção dos materiais na quantidade e locais corretos, além de ser na hora que o cliente necessita.
Com esse objetivo, no Just In Time, a empresa passa a usar de forma mais enxuta possível os equipamentos, materiais, instalações e também o recurso humano. É importante ressaltar que para caracterizar como um modelo Just In Time, é preciso que se utilize o mínimo da mão de obra, equipamentos e matérias-primas, pois sua principal vantagem é a redução dos estoques, pois eles demandam espaço e pessoas dedicadas a controlar os produtos. Esse gerenciamento traz gastos com mão de obra e, geralmente, apresenta gargalos, pois o controle deve ser minucioso.

O JIT foi introduzido no Japão após a Segunda Guerra Mundial, quando a empresa Toyota desenvolveu uma forma eficiente de coordenar a cadeia de suprimentos, fortalecendo as relações entre empresa e fornecedores. Diante do contexto apresentado, sua tarefa para essa atividade é descrever sobre o objetivo do sistema
Just In Time, relacionando os setes tipos de desperdícios que este sistema ajuda evitar.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
20

O Just in Time corresponde a uma ferramenta que objetiva alcançar a precisão da cadeia produtiva, em que envolve a correta organização das operações e das execuções considerando a demanda de produção. Visando também impedir que ocorra estoque parado e desperdício de materiais.

Sendo assim, os sete tipos de desperdícios que o sistema Just in Time ajuda a evitar consistem em: estoque, transporte, defeitos, processos não necessários, movimentação, espera e produção exagerada.

Bons estudos!


rosemeire6131: Obrigada
Respondido por renathaalmaeida74031
2

Resposta:

Segundo a unidade I do livro da disciplina o SISTEMA JUST IN TIME , tem como objetivo produzir com ,menos e reduzindo os desperdícios. Sob o olhar da administração, pode-se dizer que o objetivo principal do JTI é assegurar a qualidade e produtividade dos produtos e serviços de uma empresa, por meio da manutenção de estoques mínimos, pois estoque representa custos para as organizações, aplicando, assim, as melhores práticas de trabalho, como o objetivo de eliminar desperdícios, como defeitos, excesso de produção ou superprodução, espera, transporte, movimentação, processamento inapropriado, estoque. JUST IN TIME é responsável por buscar a precisão da cadeia de produção, encaixando as operações e as execuções de acordo com o nível de demanda. Ou seja, tudo ocorre no seu devido tempo, nem antes, nem depois. Essa metodologia evita o estoque parado e o desperdício de matéria-prima. Ainda segundo Sobral e Peci (2013), alguns autores citam que o JIt e recomendado principalmente quando os trades-offs de sua adoção são avaliados.

Explicação:

pag 31 do livro da disciplina leia e explique oque voce entendeu .

Perguntas interessantes