Ed. Técnica, perguntado por gabrieldani373, 6 meses atrás

Atividade 1 - A região do semiárido nordestino representa mais de 18% do território brasileiro. O clima do semiárido é quente e seco, com poucas chuvas e mal distribuídas ao longo do ano. Há dois outros importantes fatores que influenciam o clima do semiárido. Que fatores são esses? R: ​

Soluções para a tarefa

Respondido por damiboj155
1

Entre as principais características do clima semiárido estão: as altas temperaturas, o baixo índice pluviométrico, com chuvas irregulares e escassas, e vegetação arbustiva (árvores de pequeno porte), apesar do solo ser bastante fértil em algumas regiões isoladas.  

Baixo índice pluviométrico

O clima semiárido apresenta poucas chuvas, estando mais concentradas nos meses de verão, principalmente no sertão brasileiro. No entanto, quando comparado a outras regiões do planeta, o semiárido brasileiro é considerado um dos mais chuvosos.

O índice de chuvas do país varia de 200 a 800 milímetros anualmente. No entanto, essa variação é distribuída de forma desproporcional, concentrando-se em poucos meses do ano, o que causa a baixa umidade do ar, rios intermitentes e um solo pedregoso.

Temperatura

O clima semiárido não costuma variar muito as suas temperaturas. Geralmente, elas ficam entre 25°C e 28° C. O clima da região Nordeste recebe a influência de massas de ar.

No Brasil, as massas atuantes são a Equatorial continental e Tropical atlântica, além da massa Equatorial atlântica e Polar atlântica, que apesar da distância a ser percorrida também podem chegar nessas áreas. Porém, essas massas chegam secas após terem perdido a umidade no trajeto.

Vegetação

O clima semiárido abrange dois tipos de biomas brasileiros: a Caatinga, com predominância da xerófila, a exemplo do cactos, e o Cerrado. Esses tipos de vegetações abrangem cerca de 1/3 do território brasileiro. A Caatinga, que é a mais predominante nas regiões com esse clima, ocupa uma área de aproximadamente 955.000 km².

Problemas econômicos, sociais e ambientais

Alguns especialistas explicam que a seca proveniente do semiárido sempre vai existir, pois é um fator característico do clima. Por isso, eles aconselham as famílias, que compõe a agricultura familiar, a usarem técnicas que ajudam a manter um reservatório de água.  

No entanto, por ser muito seco e instável grande, parte dessas famílias, cansadas de sofrer com o solo infértil em alguns locais, acabam migrando para outros locais. Esse fenômeno chamado de êxodo rural é bastante comum em regiões de clima semiárido.

Além disso, um dos fatores ambientais mais prejudiciais desse clima é a salinização dos solos, provocada pelo desmatamento, uso inadequado da terra, ou agricultura irregular.

Perguntas interessantes