Filosofia, perguntado por mariluanmelo2003, 9 meses atrás

atividade 1
a) O que Descartes está procurando?
b) Por que Descartes rejeita os sentidos?
c) O que Descartes rejeita a seguir e por quê?
d) O que ele concluiu? Por quê? Explique.

atividade 2
1) quais são as fontes possíveis de engano para descarte?
2)Qual a única possibilidade de não ser enganado?
3) qual é a certeza que descarte chega nesse exercício de análise e rejeição?​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por davegrohl2006
33

Resposta:

Atividade 1:

a) A verdade ao qual seja resistente e persistente a qualquer tipo de dúvida ao qual ela for submetida.

b) Porque os sentidos geram o engano! A aparência das coisas faz com que elas sejam e não sejam ao mesmo tempo e com isso, não seja possível estabelecer uma verdade máxima e imutável e no caso de Descartes, a verdade deve ser uma só e não ter a aparência de uma verdade que é agora e daqui a pouco pode não ser.

c) Ele não deseja seguir a mesma verdade que fora estabelecida pela tradição filosófica tanto do seu tempo quanto do tempo anterior em razão dela ser enganosa segundo o filósofo e não se alicerçar nos fundamentos matemáticos e geométricos em sua totalidade. Na verdade, ele julgou ser duvidoso tudo o que está fora de sua mente e apenas a dúvida da dúvida não podia ser questionada.  

d) Que a unica coisa do qual ele não podia duvidar era da própria dúvida (dúvida hiperbólica) e após profunda meditação, concluiu que o pensamento era anterior a sua noção de existência! O "Penso, Logo existo!" é uma constatação de que a realidade do pensamento era superior e a partir de um cogito (o pensamento em substância), ele poderia julgar todas as coisas como corretas no plano da inteligência e errôneas aquelas que faziam parte do plano material.  

Atividade 2

a) Todas as coisas que existem fora de sua mente tais como os sentidos, a tradição e até Deus (se não conseguir superar o gênio enganador) entra no hall das incertezas a não serem cridas.

b) É a de que a dúvida não foi capaz de gerar em si qualquer instabilidade nas certezas obtidas pela razão e que foram legitimadas por Deus que não permitiria o triunfo do gênio enganador.

c) De que ele é e a razão o faz ser "seguro" de si quanto ao conhecimento que ele adquiriu aplicando corretamente o método científico ao qual ele criara para legitimar as verdades conhecidas pelo Cogito.

Espero ter ajudado!


mariluanmelo2003: Muito obrigado pela ajuda
Perguntas interessantes