Atividade 04 1) Explicar capitalismo industrial e capitalismo financeiro ? 2) Explicar o Imperialismo, ou seja, como funciona? 3) Conceituar o neocolonialismo? 4) Esclarecer a justificativas para o imperialismo? 5) As ideologias raciais: a) Por que ideologias? b) Raça e determinismo, c) Não existem raças humanas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Explicar capitalismo industrial e capitalismo financeiro?
O capitalismo industrial é uma nova fase do sistema econômico, surgido em meio a um processo de revoluções políticas e tecnológicas na segunda metade do século 18. ... Na economia, o grande impacto foi trazido pelas transformações nas técnicas e no modo de produção. A máquina se tornou mais importante que a mão de obra. O capitalismo financeiro ou monopolista é uma fase do capitalismo que começou no final do século XIX. ... No momento do crescimento acelerado do capitalismo industrial, diversas empresas são criadas pelo desejo dos seus donos de acumular capitais.
2) Explicar o Imperialismo, ou seja, como funciona?
Imperialismo foi uma política de dominação exploratório de países, envolvendo aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais das nações de mais poder entre os países da Europa. O Imperialismo consiste em uma prática de expansão política, cultural, econômica e territorial que parte de uma nação buscando dominar outras. Assim, estados com muito poder, principalmente bélico e econômico, exercem suas forças para conquistar territórios e aumentar sua influência sobre outras regiões do globo.
Essa nações invadiram e ocuparam diversos territórios com o objetivo de expandir suas economias industriais.
A expansão territorialista se deu nos países da Ásia, África e América.
3) Conceituar o neocolonialismo?
O neocolonialismo, também conhecido como Imperialismo, compreende as fases política e econômica de colonização dos países africanos e asiáticos pelos países europeus e pelos Estados Unidos, durante todo o século XIX e parte do século XX.
4) Esclarecer a justificativas para o imperialismo?
O Imperialismo buscou se justificar por meio das teorias do Darwinismo Social, apontando como o "fardo do homem branco" a tarefa de "civilizar os povos bárbaros" (em geral, povos da África e da Ásia), de modo que viam a ocupação dos territórios destas populações não como uma violação aos seus direitos básicos, mas sim como uma espécie de favor.
Usaram, também, o racismo "científico", justificando a brutal exploração com a ideia de que os explorados eram parte de uma "raça inferior" e, portanto, só seriam úteis se "servissem as raças superiores", como forma de disfarçar os terríveis crimes que cometiam contra os locais, a exploração dos seus recursos e a destruição do meio-ambiente.
5) As ideologias raciais:
a) Por que ideologias?
No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário, contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.
b) Raça e determinismo:
O determinismo é uma corrente filosófica que diz que todos os fatores são dependentes de uma casualidade, ou seja, determinados. Simplificando rudemente, significa que não há escolha ou livre-arbítrio, as situações são pré-determinadas e não há espaço ou chance de mudança.
c) Não existem raças humanas?
Desde o seu surgimento no século 18, a antropologia física concentrou-se no estudo dos restos mortais de esqueletos humanos. Seu objetivo era observar os fenômenos evolutivos e a variabilidade humana.
À medida que novos territórios e populações foram sendo descobertos, era necessário, de acordo com os naturalistas europeus, classificar os seres humanos de acordo com suas características.
Frente democrática no Brasil não pode deixar de lado o problema do racismo, diz pesquisador
'Ativismo de marca' e protestos contra o racismo: como saber se as empresas praticam o que dizem
Negros e negras brasileiros que deveriam ser mais estudados nas escolas
No reino animal, falar sobre raças geográficas consiste em definir grupos de indivíduos que se diferenciem por características adaptadas ao tipo de ambiente. No caso do ser humano, o conceito tinha uma conotação muito diferente.
De fato, a diversidade humana não era percebida como uma seleção do ambiente (como acontece com a cor da pele e a forma dos olhos).
Explicação: