ENEM, perguntado por RenataSoares2, 1 ano atrás

ATIVIDADE 02 - DM - HISTÓRIA DA ARTE E DO DESIGN

QUESTÃO 3
Quando Constantino estabeleceu a Igreja Cristã como um poder no Estado, os problemas com que se defrontou foram enormes. Durante os períodos de perseguição, não houvera necessidade nem, de fato, possibilidade de construir lugares públicos de culto. Contudo, quando a Igreja passou a ser o poder supremo no reino, todo seu relacionamento com a arte teve, necessariamente, que ser reexaminado.


GOMBRICH, E. H. A história da Arte. 16 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.


A Cidade de Constantinopla promoveu grandes produções artistas. Com relação a essas produções, ressalta-se que:

Alternativas
Alternativa 1:
Na pintura, foi utilizada a frontalidade, pois eles prestavam homenagem à fé cristã, assim como os egípcios. Dessa forma, essa era uma maneira de homenagear as crenças na nova religião.

Alternativa 2:
As figuras representadas na Arte em Constantinopla, são sempre na altura dos olhos do observador. Essa técnica consistia na representação das figuras sempre de forma frontal para que o observador se sentisse acolhido pela nova religião.

Alternativa 3:
Os Imperadores eram comparados com Jesus nas pinturas e mosaicos. Suas representações mostram como eles ajudavam os fieis em sua nova manifestação de fé.

Alternativa 4:
Os mosaicos seguiram basicamente as mesmas regras da pintura, mas, ao invés de tinta, utilizavam-se pedras preciosas para representar cenas bíblicas, as personalidades importantes e os demais elementos que faziam parte da cultura bizantina.

Alternativa 5:
As pinturas ícones estiveram presentes na arte em Constantinopla. Ela é caracterizada pela representação das figuras de poder da época e sua técnica é muito semelhante ao mosaico.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
5
Alternativa 1


A arte no império bizantino tinha o intuito de estimular a devoção, por isso, as obras eram retratadas prevalecendo a frontalidade, para ressaltar a devoção e o respeito. 


No império prevaleceu a criação dos ícones, que eram imagens pintadas dos santos, da Virgem Maria e de Cristo. Esse tipo de arte era muito popular e contribuía para estimular a devoção das pessoas. 

Os ícones era m feito por meio da técnica da têmpera ou da encáustica e era realizada principalmente pelos monges.


Perguntas interessantes