Ativ. 04 - Observando a história da China Antiga, percebe-se que grandes
impérios se formaram, havendo uma grande população, vasta economia e
cultura bem como uma forte religiosidade. Fato que contribuiu para um
intenso desenvolvimento para o mundo antigo e moderno.
Para enriquecer a sua informação sobre este assunto faz-se necessário a
leitura e pesquisa no capitulo 06 do livro didático ou outras fontes
(intemet), para atender ao que se pede!
1- Faça uma breve trajetória descrevendo:
a) Periodo Xia 3000 a.ca 1500 a.c
b) Período Shang 1500 a.ca 1027 a.c
c) Período Zhou 1027 ac a 221 a.c
d) Periodo Qin 221 a.ca 208 a.c
e) Periodo Han 208 a.ca 220
Soluções para a tarefa
Dinastia Xia (século XXI a XVII a.C.) A primeira das dinastias chinesas é comumente relacionada a um grande evento, que, de acordo com dados mitológicos, seria a chamada Grande Enchente da China
Dinastia Shang (Século XVII a XI a.C) Baseada em um sistema escravocrata, teria encontrado sua prosperidade principalmente graças à criação de animais. Teve várias capitais, mas a mais importante delas seria Zhengzhou, atualmente capital da província de Henan. Ainda teriam sido datadas dessa dinastia os registros da mais antiga forma de escrita.
Dinastia Zhou (Século XI a 256 a.C.) A dinastia Zhou é considerada como a mais longa dentre as dinastias chinesas, durando mais de 800 anos e 37 líderes. Além disso, essa dinastia é comumente conhecida como o ápice da civilização antiga chinesa. A filosofia confucionista, por exemplo, teriam sido desenvolvidas durante esse período, influenciando a China até hoje.
Dinastia Qin (221 a 207 a.C)
Foi durante a dinastia de Qing que foram constuídos a Grande Muralha da China e os Guerreiros de Terracota, alguns dos principais pontos turísticos da China até hoje.
Foi ainda durante a dinastia Qin aboliu a imagem de rei, além dos títulos feudais, estabelecendo a autoridade do imperador, auxiliado por oficiais e ministros designados para cargos públicos, de responsabilidades administrativas, de justiça e supervisão (cargos escolhidos por mérito, não por origem social). O sistema imperial surgido durante esse período foi seguido por todas as dinastias chinesas até o final da dinastia Qing, em 1911.
Dinastia Han (206 a.C a 220 d.C)
Durante a dinastia Han que foi estabelecida a chamada Rota da Seda, e a população sofreu um considerável aumento, além de avanços técnicos. Invenções como o carrinho de mão, aperfeiçoamento da produção e fundição de ferro e moinhos movidos a água para triturar cereais. As condições precárias em que viviam os camponeses na época, entretanto, foram responsáveis por revoltas que acabaram colocando fim à dinastia Han e culminando com a divisão do Império da China em outros três reinos, levando ao período conhecido por Período dos Três Reinos. Seriam dessa dinastia o Taoísmo e a chegada do Budismo à China.