Português, perguntado por valeriakaiany123, 10 meses atrás

Atentem aos fragmentos retirados dos sonetos de Gregório de Matos:
FRAGMENTO 1:

"Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
Cobrai-a; e não queirais, Pastor Divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória."

FRAGMENTO 2:

"Mui grande é vosso amor e o meu delito;
Porém pode ter fim todo o pecar,
E não o vosso amor, que é infinito."

a) De que argumentos ele lança mão no primeiro fragmento?

b) E no segundo fragmento?

I. No soneto em estudo, é empregada uma figura de linguagem chamada anadiplose, que consiste em um encadeamento de palavras, feito de modo que um termo empregado no final de um verso dá início ao verso seguinte. Qual é a importância desse recurso para a argumentação que o eu lírico faz junto a Cristo?​

Rápido me ajuda por favor ❤️

Soluções para a tarefa

Respondido por nilidis
30

Olá, tudo bem?

O exercício é sobre figuras de linguagem

Figuras de linguagens são elementos que existem no nosso idioma a fim de enriquecer um texto.

Podem ser divididas em 4 estilos diferentes:

  • As figuras Semânticas
  • As figuras  Sintáticas ou de construção
  • As figuras de pensamento
  • As figuras sonoras.

Quais são as figuras semânticas?

As figuras semânticas consistem em usar as palavras em sentido não literal, em sentido conotativo e são:

  • Metáfora
  • Símile ou Comparação
  • Analogia
  • Metonímia
  • Perífrase
  • Sinestesia
  • Hipérbole
  • Catacrese
  • Eufemismo
  • Pleonasmo
  • Anáfora
  • Ambiguidade ou Anfibologia
  • Antonomásia
  • Alegoria
  • Simbologia

Quais são as figuras sintáticas ?

As figuras de sintaxe interferem no modo de se construir a frase e são:

  • Elipse
  • Zeugma
  • Silepse
  • Hipérbato ou Inversão
  • Polissíndeto
  • Assíndeto
  • Anacoluto

Quais são as figuras de pensamento ?

As figuras de pensamento servem para melhorar a expressividade das orações, trabalhando com a construção de idéias e são:

  • Antítese
  • Paradoxo
  • Gradação ou Clímax
  • Personificação ou Prosopopeia
  • Ironia
  • Apóstrofe
  • Alusão
  • Quiasmo

Quais são as figuras sonoras?

As figuras sonoras valorizam a expressividade do texto através do som e são:

  • Cacofonia
  • Onomatopeia
  • Aliteração
  • Assonância
  • Paronomásia

Vamos ao exercício

"Mui grande é vosso amor e o meu delito;

FRAGMENTO 1:

"Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,

Cobrai-a; e não queirais, Pastor Divino,

Perder na vossa ovelha a vossa glória."

FRAGMENTO 2:

Porém pode ter fim todo o pecar,

E não o vosso amor, que é infinito."

a) De que argumentos ele lança mão no primeiro fragmento?

A da passagem bíblica que diz que um pastor abandonaria todas as suas ovelhas para ir atrás da ovelha desgarrada. Apresenta-se como tal ovelha e pede que Deus não perca sua glória perdendo tal ovelha.

b) E no segundo fragmento?

A de que o amor de Deus é infinito, que o pecado, embora sejam muitos e inomináveis podem acabar, mas não acabaria o amor de Deus. Em um verso anterior ele diz :  "Mui grande é o vosso amor e o meu delito; "

I. No soneto em estudo, é empregada uma figura de linguagem chamada anadiplose, que consiste em um encadeamento de palavras, feito de modo que um termo empregado no final de um verso dá início ao verso seguinte. Qual é a importância desse recurso para a argumentação que o eu lírico faz junto a Cristo?​

Importa que lhe fixe a ideia, por isso a repetição. Crê que quanto mais lembrar a Cristo dos seus pecados, mais terá Ele chance de perdoá-los.

A anadiplose é um correlato da Anáfora.

Poemas  Inteiros:

Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,

Da vossa alta clemência me despido;

Antes, quanto mais tenho delinquido,

Vos tenho a perdoar mais empenhado.

Se basta a vos irar tanto pecado,

A abrandar-vos sobeja um só gemido:

Que a mesma culpa, que vos há ofendido,

Vos tem para o perdão lisonjeado.

Se uma ovelha perdida já cobrada,

Glória tal e prazer tão repentino

Vos deu, como afirmais na Sacra História:

Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,

Cobrai-a; e não queirais, Pastor Divino,

Perder na vossa ovelha a vossa glória.

1 Meu Deus, que estais pendente de um madeiro,

2 Em cuja lei protesto de viver,

3 Em cuja santa lei hei de morrer,

4 Animoso, constante, firme e inteiro:

5 Neste lance, por ser o derradeiro,

6 Pois vejo a minha vida anoitecer;

7 É, meu Jesus, a hora de se ver

8 A brandura de um Pai, manso Cordeiro.

9 Mui grande é o vosso amor e o meu delito;

10 Porém pode ter fim todo o pecar,

11 E não o vosso amor que é infinito.

12 Esta razão me obriga a confiar,

13 Que, por mais que pequei, neste conflito

14 Espero em vosso amor de me salvar.

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Sucesso nos estudos!!!

Anexos:
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