Química, perguntado por CFCardoso, 10 meses atrás

Atente para a seguinte manchete da Folha de São Paulo em 06.12.2006: “Morte de ex-espião russo torna polônio 210 conhecido no mundo”. Segundo o periódico, Alexander Litvinenko foi envenenado com uma dose da substância, descoberta pelo casal Curie, ministrada junto com o chá por ele ingerido. Apesar de ser raro, o polônio é encontrado no cigarro e emite radiações α (alfa). Sobre o polônio, assinale com V (verdadeira) ou F (falsa) as armações abaixo. ( ) Sua distribuição eletrônica é [Kr] 4f 5d 6s p . ( ) Trata-se de um elemento transurânico. ( ) Sua radiação pode ser detida por uma folha de papel. ( ) Só é letal quando ingerido ou inalado. ( ) É mais eletronegativo do que o selênio e o telúrio. A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) V, F, F, F, V.
b) F, V, V, F, V.
c) F, F, V, V, F.
d) F, V, V, F, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por gaprimex
6

I - Incorreta, pois o Polônio apresenta número atômico igual a 84, e na afirmativa soma-se 66. ([Kr] = 36)

II - Incorreta. Elementos transurânicos apresentam número atômico superior ao de Urânio

III - Correta. Radiações α (alfa), com baixo poder de penetração, não ultrapassam a folha de papel.

IV - Correta. A radiação emitida, a alfa, não causa muitos danos (fatalidades) devido ao baixo poder de penetração, a não ser se forem ingeridas e/ou inaladas.

V - Incorreta, os elementos selênio e telúrio possuem raio atômico menor que o do polônio, logo a força de atração exercida pelo núcleo é maior.

Gabarito: D (F, V, V, F, F)


gaprimex: Na verdade é F F V V F
gaprimex: Letra C
Perguntas interessantes