Atente para a seguinte citação:
“Resulta que o escritor vê apenas ele próprio e as palavras, mas não vê o leitor; que o leitor vê as palavras e ele próprio, mas não vê o escritor; e um terceiro pode ver apenas a escrita, como parte de um objeto físico, sem ter consciência do leitor nem do escritor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006. p. 48.
Tendo em vista a citação e de acordo com os conteúdos do texto-base A sociologia da literatura: origens e questionamentos sobre o posicionamento de Antonio Candido, analise as seguintes proposições:
I. É possível considerar uma análise literária que conjuga fatores sociais e realização literária.
PORQUE
II. Os fatores sociais têm um papel na estrutura interna da obra, sem que causem um efeito em sua recepção.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Isso porque a presença de umma análise literária que compreenda união entre fatores sociais e a realização literária pode ser efetiva, representando por isso a importância que os fatores sociais desempenham em uma obra literária.
Todavia, a assertiva 2 está incorreta porque afirma que não causam efeito em sua recepção, sendo que o efeito causado pelos fatores sociais são evidentes e significativos.
Resposta:
Letra C :A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
“Antonio Candido, no já referido ensaio, observa que é possível um tipo de análise que possa conjugar os fatores sociais e a realização literária, sem desconsiderar os dados estéticos das obras específicas [asserção I, verdadeira], ainda mais quando o estudioso tenta identificar qual o papel daqueles fatores na conformação da estrutura interna das obras. Ampliando este pensamento, consideramos a possibilidade de esta perspectiva de estudo ser enriquecida por uma investigação do papel exercido pelas obras na sociedade [asserção II, falsa], o que demandaria também uma reflexão sobre a recepção dessas obras nos diversos circuitos de leitura. Contemplar as diversas instâncias da criação literária (sociedade, autor, obra, leitor), antes de ser uma tarefa, poder vir a ser uma possibilidade de reconsideração do método” (texto-base A sociologia da literatura..., p. 19).