Atente para a seguinte citação: “César Callegari defende uma mudança de olhar em relação à EJA. ‘Um bom programa de EJA pode se transformar no mais importante programa de inclusão social por meio da educação. O Brasil tem 14 milhões de analfabetos e 40 milhões de analfabetos funcionais. É para eles que devem ser estruturados e oferecidos programas de EJA que os respeite, reconheça os seus saberes’. [...] Nesse sentido, [...] tais programas devem ser desenvolvidos por professores preparados para essa modalidade educacional e para esse público — e não por professores alfabetizadores de crianças, como hoje normalmente ocorre — e contando com material didático e tecnologias apropriadas para essa faixa etária”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BIZONI, Alessandra Moura. Educação de Jovens e Adultos: As dificuldades enfrentadas para a inclusão no sistema de ensino. . Acesso em 20 fev. 2017. Considerando o texto dado e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das principais fragilidades que impedem o avanço do ensino/aprendizagem voltado ao público da EJA no Brasil: A O grande número de pessoas que procuram a EJA e a pouca quantidade de vagas nas escolas particulares e públicas no país para contemplar esse público é o principal problema para o avanço da EJA no Brasil. B A formação de docentes no Brasil voltada especificamente para o público da EJA é uma das principais fragilidades para o avanço dessa modalidade de ensino/aprendizagem nesse país. C A falta de tecnologia de última geração para a EJA é o que acarreta maior dificuldade para o avanço dessa modalidade de educação no país. D A cultura de cada local, por ser um agravante para o desenvolvimento de atividades pedagógicas dos professores da EJA, é a principal fragilidade para o avanço dessa modalidade de ensino no país. E A inclusão digital é o principal entrave para o avanço da EJA no Brasil.
Soluções para a tarefa
A resposta correta encontra-se na letra b A formação de docentes no Brasil voltada especificamente para o público da EJA é uma das principais fragilidades para o avanço dessa modalidade de ensino/aprendizagem nesse país.
Percebe-se pelo texto que a maior fragilidade no Brasil a respeito do desenvolvimento da EJA está relacionado à falta de profissionais capacitados. O que acontece, neste sentido, é que a maior parte dos professores ativos vêm de outras faixas etárias, preparados para ensinar crianças no ensino da alfabetização.
Neste sentido, percebe-se que estes professores não terão o preparo , visto que são necessárias outras abordagens e técnicas para que os estudantes da EJA sejam devidamente comtemplatos. Desta forma, faz-se necessário o investimento correto em capacitação de professores que sejam preparados para ensinar estudantes desta faixa etária.
Espero ter ajudado, bons estudos!
b. A formação de docentes no Brasil voltada especificamente para o público da EJA é uma das principais fragilidades para o avanço dessa modalidade de ensino/aprendizagem nesse país.
O Ensino de Jovens e Adultos, mais conhecido como EJA é uma modalidade de ensino que permite o aprendizado para pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo regular.
Porém essa modalidade passa por dificuldades, uma vez que existem poucos professores capacitados para o EJA já que em sua maioria são preparados para lecionar em faixas etárias menores, como a Educação Infantil.
Dessa forma, existe uma defasagem no ensino, o que demonstra uma fragilidade para o avanço dessa modalidade no Brasil.
Estude mais sobre o Ensino de Jovens e Adultos nessa questão https://brainly.com.br/tarefa/19257212.
Espero ter ajudado!