Atente para a seguinte citação:
“[...] agora podemos caracterizar o desenvolvimento e os desafios da sociologia do esporte no Brasil. Entre eles, está a incorporação de um modelo eurocêntrico de desenvolvimento de estudos e pesquisa [...] assim como a predisposição em adotar perspectivas teórico-metodológicas relacionadas às pesquisas empíricas, estatísticas e analíticas dos Estados Unidos.”
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Por uma gênese do campo da sociologia do esporte: cenários e perspectivas sobre a participação do Brasil e da América Latina nos estudos internacionais da Sociologia do Esporte, analise as afirmativas a seguir:
I. Coletâneas internacionais em sociologia do esporte, publicadas até os anos 2000, já contemplavam capítulos de diversos autores latino-americanos.
II. Em 2008, a região passou a ter representação institucional global com o evento da Associação La
Soluções para a tarefa
Estão corretos I e II, apenas.
Considerando a análise do esporte como fenômeno social e da cultura, é possível notar que características sociais de um esporte determinado é de extrema importância, visto que integra papel imprescindível na sociedade, abrangendo setores distintos, entre eles: educação, saúde, turismo, entre outros.
Seu aspecto cultural deve ser considerado conforme os métodos de uso em cada região do país, pois fortalece os laços culturais e a cultura física como ato da educação física.
Em anexo acrescentei o complemento da questão.
Bons estudos!
Resposta:
resposta (B) RESPONDI E DEU BOM
Explicação:
omentário: A afirmativa I está errada, porque: “Outro dado que chama bastante atenção nessas duas coletâneas é a ausência de trabalhos de pesquisadores da América Latina como referências em sociologia do esporte em termos internacionais.” (Texto-base Por uma gênese do campo da sociologia do esporte: cenários e perspectivas, p. 53). A afirmativa II está correta, pois “A propósito, no final de outubro de 2008, foi realizado na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, no Brasil, o primeiro encontro da Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte. [...] No entanto, a importância do evento não se restringiu unicamente à presença desses pesquisadores de renome internacional mas, pelo contrário, foi estabelecida, uma vez que essa oportunidade formalizou, ou melhor, institucionalizou, a inserção da América Latina no cenário global da discussão fomentada em torno da sociologia do esporte.” (Texto-base Por uma gênese do campo da sociologia do esporte: cenários e perspectivas, p. 59). A afirmativa III também está errada, porque “Quanto às causas que explicam a tardia inserção do Brasil, ou melhor, da América Latina, nesse quadro internacional de pesquisa e estudos em sociologia do esporte, sugere-se que uma discussão mais densa seja viabilizada levando em conta, além das questões propriamente científicas, fatores de desenvolvimento cultural, político e econômico.” (Texto-base Por uma gênese do campo da sociologia do esporte: cenários e perspectivas, p. 59-60).