Atente para a citação:
“Estruturalmente, as fibras musculares esqueléticas são constituídas pelos sarcômeros, unidades iguais e repetidas delimitadas pelas linhas Z, dentro dos quais se localizam os filamentos proteicos finos e grossos, denominado complexo proteico do sarcômero, que além de permitir a contração, está relacionado à organização e coesão da fibra”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOFF, S.R. A fibra muscular e fatores que interferem no seu fenótipo. . Acesso em 12 jan. 2019.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Texto 5: Histologia – unidade 2 sobre o mecanismo de contração que ocorre no interior do sarcômero do músculo esquelético, enumere, na ordem sequencial, as etapas desse mecanismo:
( ) A cabeça da miosina se conecta ao sítio ativo da actina.
( ) Na faixa A, os filamentos finos (actina) e os filamentos grossos (miosina) se encontram parcialmente sobrepostos com o complexo troponina-tropomiosina, cobrindo o sítio ativo da actina.
( ) Uma nova molécula de ATP se conecta a cabeça da miosina.
( ) A cabeça da miosina traciona a actina, provocando o deslizamento de um filamento sobre o outro e o encurtamento do sarcômero.
( ) Íons de cálcio se ligam à troponina, deslocando a tropomiosina.
( ) Uma molécula de ATP é quebrada e há liberação de energia.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 3 – 1 – 5 – 2 – 4 – 6
B 3 – 1 – 6 – 5 – 2 – 4
C 2 – 1 – 4 – 5 – 3 – 6
D 1 – 3 – 4 – 5 – 2 – 6
E 5 – 1 – 6 – 3 – 2 – 4
Soluções para a tarefa
A 3 – 1 – 5 – 2 – 4 – 6.
Para que haja a contração muscular, faz-se necessária a quebra de molécula de ATP inicialmente, para que seja possível a a movimentação da cabeça da miosina.
A partir da hidrólise de ATP, portanto, é gerada a energia necessária para que a molécula de miosina "empurre" a actina, de forma a movimentar a cabeça da miosina, levando ao "esticamento" do sarcômero, o que gera a contração muscular.
Resposta:
B) 3-1-6-5-2-4
Explicação:
( 3) A cabeça da miosina se conecta ao sítio ativo da actina.
(1) Na faixa A, os filamentos finos (actina) e os filamentos grossos (miosina) se encontram parcialmente sobrepostos com o complexo troponina-tropomiosina, cobrindo o sítio ativo da actina.
(6) Uma nova molécula de ATP se conecta a cabeça da miosina.
(5) A cabeça da miosina traciona a actina, provocando o deslizamento de um filamento sobre o outro e o encurtamento do sarcômero.
(2) Íons de cálcio se ligam à troponina, deslocando a tropomiosina.
(4) Uma molécula de ATP é quebrada e há liberação de energia.