Atenção, sensação e percepção são processos básicos que permitem o ser humano tomar consciência sobre o mundo e sobre si mesmo. De que forma esses três processos se relacionam para possibilitar essa tomada de consciência?
Soluções para a tarefa
Tomada de consciência:
Para tomar consciência é preciso explorar profundamente as diversas faces de si mesmo, reconhecendo os próprios modelos mentais, preconceitos e vícios, é uma tarefa tão complexa quanto gratificante e compensadora, proporcionando benefícios imensuráveis em todos os âmbitos da existência. A consciência de si diz acerca da autoavaliação acerca do que se faz, pensa ou deixa de fazer. É uma avaliação introspectiva é voltar-se para si e buscar a "verdade" de si mesmo.
Um resumo sobre Atenção, Sensação e Percepção:
Sensação: A sensação é a resposta sensorial ou objetiva ao estimulo do meio ela detecta a experiência sensorial básica por meio dos sons, objetos, odores e etc. Desse modo, essa função pode classificada como sendo de natureza objetiva.
Percepção: Refere-se a capacidade de captar os estímulos do meio para processamento da informação. Os órgãos dos sentidos são responsáveis pela captação das informações, ou seja, o processamento cerebral depende da visão, olfato, tato e etc. Ela é considerada uma característica subjetiva, diferentemente da sensação que é classificada como sendo objetiva.
Atenção: é a habilidade para escolher e se concentrar em um estímulo relevante. A atenção é o processo cognitivo que permite escolhermos um estímulo relevante e, em consequência, dar-lhe uma resposta. Esta habilidade cognitiva é muito importante e uma função essencial em nossas vidas cotidianas.
A relação entre os dois:
Com a ajuda desses três processos psicólogos, percebemos e assimilamos o mundo. Precisamos deles para tomar consciência do ambiente em que estamos inseridos e evoluirmos como pessoa.