ATENÇÃO É URGENTE preciso de um resumo deste texto:
: Tomás Antônio Gonzaga, juiz de Vila Rica; Cláudio Manuel da Costa, advogado
e intelectual renomado; Inácio de Alvarenga Peixoto, dono de jazidas e filho de grande fazendeiro e
comerciante; padre Oliveira Rolim, chefe político do Arraial do Tijuco, atual Diamantina, agiota e
negociante de diamantes; padre Carlos Correia de Toledo, dono de terras minerais e de uma grande
fazenda que produzia milho e feijão, dentre os mais ricos da capitania; e Joaquim Silvério dos Reis,
contratador. Como se vê, eram em sua maioria homens ricos, alguns deles, endividados, que temiam
perder tudo no dia em que a derrama fosse aplicada.
Entre eles estava também um homem que tinha sido dentista prático, tropeiro, garimpeiro e
que, aos 30 anos, tornara-se militar: o alferes JOAQUIM DA SILVA XAVIER, conhecido por todos
como TIRADENTES.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
erço do ex-presidente da república Juscelino Kubitschek e de Francisca da Silva de Oliveira, a Chica da Silva, Diamantina está localizada no Vale do Jequitinhonha, e fica a aproximadamente 290 km de Belo Horizonte. O município chama atenção pela exuberante beleza natural que, em harmonia ao seu conservado e majestoso casario do século 18, traduz-se em um maravilhoso cartão postal.
Dona de um extenso patrimônio histórico, a cidade é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938 e, em dezembro de 1999, foi consagrada com o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, outorgado pela UNESCO. Dentre as construções coloniais mais antigas, destacam-se a Igreja Nossa Senhora do Bonfim dos Militares, a Casa da Chica da Silva, o Chafariz do Rosário, entre outros.
Diamantina conta com uma musicalidade que lhe é peculiar, manifestada através de uma série de eventos artístico-culturais, bem como seu artesanato, que fazem do município um destino para os mais diversificados gostos. A Vesperata, um dos principais eventos da cidade, é um interessante concerto noturno ao ar livre, onde os músicos tocam sob os balcões dos sobrados da tradicional Rua da Quitanda.
Na Praça do Mercado, o Mercado Velho (também conhecido como Mercado do Tropeiro), construído em 1835, chama a atenção por sua arquitetura, de influência árabe. Ele era utilizado pelos tropeiros como polo de distribuição de mercadorias para o Vale do Jequitinhonha. Nos dias atuais, atrai turistas pela singularidade cênica e pela venda de produtos regionais típicos.
Em meio às montanhas e serras de Diamantina, se encontram cachoeiras que dão origem a deliciosas piscinas naturais de areias brancas. A cidade conta ainda com uma vasta manifestação cultural, marcada pelo seu famoso carnaval de rua pela Semana Santa pela Festa do Padroeiro Santo Antônio entre outras.